Entrevista do presidente regional do PTB 'Ivan Louzada'


Assessoria

O presidente regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) Ivan Louzada está no comando do partido desde 2008, concedeu entrevista ao jornalista Eli Sousa, diretor-presidente do Grupo Impacto de Comunicação (Jornal, Revista, Rádio e Site). Com mais de 20.217 mil filiados no Mato Grosso do Sul, o partido tem hoje 17 vereadores eleitos, um prefeito e dois vice-prefeitos.

PTB é um partido de história, e hoje vocês estão coligados com o PT, o que levou o PTB se coligar com o PT?

O PTB é um partido que tem história e que todos os outros partidos gostariam de ter, o PTB é um partido bem colocado e representado nacionalmente. Analisando todo política do Mato Grosso do Sul eu acredito que o candidato ao governo Delcídio é a melhor opção, pelo trabalho que ele vem fazendo nestes doze anos a frente do Senado Federal, nós que acompanhamos a política dele vemos que ele é o candidato ideal para governar o Estado, não estou dizendo sobre sigla partidária, estou dizendo sobre a pessoa que o senador Delcídio representa, ele vem trabalhando da melhor forma possível.

Fale um pouco sobre a convenção do PTB onde os membros da Comissão Executiva votaram a favor do projeto do Delcídio?

Nós tivemos uma convenção transparente, tivemos em Brasília muitas vezes, conversamos com os companheiros do partido, conversamos com a Direção Nacional, e mostramos para eles como estava o Mato Grosso do Sul e a situação do PTB. Mostramos a proposta de chapa pura, sem coligação, e analisando bem, vimos que não tínhamos a condição de lançar uma candidatura própria, não tínhamos quadro de candidatos suficiente, a deputado estadual e federal para disputar as eleições, não tínhamos um quadro bom para disputar as eleições de igual pra igual, então optamos por coligar. Fomos para convenção, e tivemos a proposta do Delcídio do Amaral, e achamos que a proposta dele era a que melhor nos caberia. Na convenção a maioria optou por caminhar com o PT, então acatamos, eu acho que a fidelidade partidária é isso, a partir do momento que o partido decide ficar com A, B ou C, o partido todo tem que acompanhar, é isso que eu estou pedindo para todos os companheiros do PTB, que acompanhe a decisão da convenção.

Como ficou a coligação do PTB?

Em nível a Deputado Federal estamos coligados com PT, PR , PDT, PROS, PTC, PC do B, e PSDC, e nós fazemos parte desta chapa. E para Deputado Estadual coligamos com o PSL e PRP, nesta chapa são quarenta  e seis candidatos e estamos trabalhando para fazer de dois a três Deputados.

Na Assembleia são 24 vagas, o Sr. acha que o Delcídio fará a maioria?

Ontem (04/08) eu tive na reunião com o candidato ao governo Delcídio, o vice Londres Machado o candidato Ayache, os candidatos a Deputados onde foi entregue uma parte do material de campanha, e percebi que foi dada a largada, é uma campanha de quarenta e cinco dias, e analisando o grupo e as pesquisas que fazemos internamente o Delcídio elegerá acima de dez Deputados Estaduais, e nós do PTB estaremos entre eles se Deus quiser.

A campanha ainda não começou nas ruas, no entanto os desentendimentos vêm ocorrendo com frequência, qual a sua análise a respeito?

Para mim isso não é política, é politicagem, sou totalmente contra, eu sou contra por quê? Eu acho que você tem que mostrar suas propostas, e não ficar apontando os erros do adversário, os erros quem tem que mostrar é o povo, os candidatos devem se atentar a isso. Há alguns dias atrás, por exemplo, determinado candidato era bom, e hoje já não serve mais, isso é o verdadeiro candidato camaleão. Isso não é fazer política, e sim fazer politicagem como já disse.

Como o Sr. avalia a campanha pela internet?

Eu não sou contra as redes sociais, mas hoje vejo que isso deixa muito a desejar, denúncias infundadas, difamação e falta de punição, a fiscalização deve ser mais rígida, a Justiça Eleitoral tem que ver isso com um olhar diferente, mostrar que se deve respeitar acima de tudo o candidato.

Louzada o sr. está inserido na política a muito tempo,  o Delcídio está sendo muito bombardeado pelos adversários, o que viria a ser isso?

Tem um ditado, cachorro morto ninguém chuta, se estão chutando é que o Delcídio está vivo, e o Delcídio está fazendo uma campanha digna, uma campanha limpa, eu acho que os candidatos a Deputados vão ter o que falar, vão mostrar o trabalho do Delcídio, o que ele trouxe para o Mato Grosso do Sul, nós temos que esquecer os adversários que ficam batendo na mesma tecla e trabalhar, o povo não está a fim de assistir baixaria. Eu fechei uma pesquisa em Campo Grande, hoje a um empate entre Delcídio e Nelsinho, porém no interior Delcídio da dois por um, isso quer dizer que o povo não está vendo essa crítica com algo real, é uma crítica sem fundamento. A política não é feita assim, vamos trabalhar de cabeça erguida, vamos fazer política com respeito, política de pé no chão, respeitando o eleitor, fazendo a velha e boa política olho no olho.

O PTB está presente nos 79 municípios?

Hoje estamos com diretório formado em vinte e dois Municípios, e quarenta e seis comissões provisórias, hoje temos que fazer o partido com transparência, fazer um partido que assuma a bandeira do PTB, não busco quantidade, busco qualidade, é difícil, mais estamos aí para trabalhar. Hoje vejo muitos vereadores querendo trabalhar para candidatos que não são da coligação, e isso eu não aceito, pra mim a fidelidade partidária tem que ser cumprida, isso é lei, não vamos admitir isso.  

O que precisa ser feito para que o Mato Grosso do Sul avance ainda mais?

Eu acho que o Delcídio vai chegar na hora certa, ele vai dar continuidade ao trabalho do governador André Puccinelli, Ele vai seguir a linha de Pedro Pedrossian e do atual governador, vai dar sequencia, ele tem condições de buscar recursos lá fora, porque não adianta ficar só aqui em Campo Grande, a receita daqui é muito pequena, você tem que buscar dinheiro em Brasília.

O que o Sr. achou dessas manifestação que aconteceram antes da copa?

Tivemos aí pessoas que cobriram o rosto, o cara que quer reivindicar não tem que esconder o rosto, tem que vir de cara limpa, isso que aconteceu antes da copa, foi um esquema montado para desmoralizar, agora não sei quem, se era o Governo Estadual, Municipal, Federal, só queriam quebrar, atear fogo, destruir os patrimônios públicos. Sou a favor do movimento democrático pacifico. O Brasil é um país onde todos gostariam de morar, não tem guerra, furacão, tsunami, nosso país é produtivo, o que você planta você colhe, é um país rico.

Campo Grande sofreu uma mudança elegendo o ex-prefeito Alcides Bernal, como o sr. viu esse movimento?

O PTB não fez parte desta mudança, ficamos com o candidato Giroto, perdemos as eleições. Eu vejo que o Bernal não estava preparado para administrar Campo Grande, acho que nem ele mesmo esperava ganhar, vamos pegar lá atrás Fernando Collor de Mello, ele ganhou e achava que governaria sozinho, e hoje ninguém governa sozinho, deve-se ter uma equipe, e o Bernal não tinha, e não procurou montar a sua. Desde eleito ele não procurou o legislativo, ele quis caminhar sozinho, e sozinho não se consegue fazer anda. Eu acho que ele não estava preparado. Vemos que o atual prefeito Olarte trabalha de forma diferente, ele vem mostrando isso, primeira coisa que ele fez foi buscar o poder legislativo, vem fazendo um trabalho voltado para Campo Grande e eu confio muito no trabalho dele.

Que mensagem o sr. gostaria de deixar para a população de MS?

Desejo que o eleitor analise bem na hora de votar, que o voto é a única arma que nós temos e é nossa, vote consciente, no que for melhor para o Estado, para o País, vamos buscar votar com serenidade.  O PTB não veio para corromper ninguém vamos apresentar propostas, ouvir o povo. Vamos buscar coisas novas, vamos procurar coisas diferentes, não vamos nos deixar seduzir com conversa fiada.


COMENTÁRIOS