Psicóloga explica como diferenciar pedófilo de molestador e proteger crianças


Midiamax

Os casos de estupro de vulnerável têm aumentado significativamente ao longo dos anos. Estudos revelam que em 2013, 39 crianças e adolescentes foram violentadas sexualmente em Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, o número subiu para 80, o que representa aumento de 135,2%. Os números expressivos sustentam que cada vez mais crianças são vítimas de abusos sexuais, mas estas ações são praticadas por pedófilos ou molestadores.

A Rosilene Gisoato, destaca que uma linha tênue e complexa diferencia cada caso. Ela observa que a pedofilia está catalogada entre os transtornos da preferência sexual especificados entre os códigos de CID (Classificação Internacional de Doenças). Assim como toda patologia, a pedofilia necessita de tratamento, no entanto, para que isso ocorra, a doença precisa ser compreendida.

Em entrevista exclusiva para o Jornal Midiamax, a psicóloga explica o que é a pedofilia, quem são os pedófilos e o que os diferenciam dos molestadores.  Confira:

Jornal Midiamax: O que é a pedofilia?

Psicóloga: O pedófilo tem uma alteração, um desvio da conduta sexual. Todo ser humano tem desejo sexual e por algum motivo essas pessoas sofrem alterações e o objetivo de desejo é a criança.

É uma doença que se caracteriza pelo anseio, fantasia, compulsão sexual voltada para crianças e adolescentes e esse desejo não se manifesta apenas em adultos. O adolescente também pode ser um pedófilo. Em casos onde temos, por exemplo, uma criança de 9 anos e um adolescente de 14 que sinta desejo pela criança menor, este adolescente ele é um pedófilo. Toda e qualquer pessoa é passível desta disfunção que carece de acompanhamento.

Jornal Midiamax: Os pedófilos apresentam características e/ou comportamentos que permitem que sejam identificados?

Psicóloga: São pessoas normais, muitas vezes acima de qualquer suspeita, mas ele pode ser conhecido por gostar de se relacionar muito mais com crianças que com adultos. O pedófilo pode ser mais recluso e gostar de estar entre as crianças, presenteá-las, normalmente preferem ser solteiros e não ter filhos, o que não significa que todo solteiro e sem filho seja pedófilo, inclusive existem também pedófilo casados e com filhos. É importante dizer que nem todo pedófilo é abusador, alguns castram isso dentro de si.

Jornal Midiamax: Existem tratamentos para conter a pedofilia?

Psicóloga: Todo pedófilo necessita de tratamento terapêutico ou medicamentoso. As medicações atuam no processo de compulsão. A procura de um psiquiatra e um profissional da área é imprescindível.

Em alguns países existem tratamentos hormonais que incluem a castração química, ainda discutida no Brasil. Faculdades de medicina estudam e aprofundam essa questão. Os resultados da castração são excelentes, mas tem as sequelas, como diminuição de libido, redução de pelos no corpo, os homens ficam com hormônios mais afeminados, existe a perda de massa corporal, impotência, questões que ainda são analisadas.

Sabemos que essa compulsão precisa de tratamento. Existem as questões legais que punem. A legislação entra com medidas para inibir esse tipo de conduta.

Jornal Midiamax: O que diferencia um pedófilo de um molestador?

Psicóloga: O pedófilo tem esse apelo sexual específico por crianças e adolescentes. A sua preferência, toda a sua orientação de ordem sexual e prazerosa e que gera ereção é esta.

Já o molestador faz isso por opção. Ele mantém relações com abuso com qualquer pessoa e quando percebe a chance de fazer isso com alguma criança, ele se aproveita.

Jornal Midiamax: A quais fatores pode-se atribuir o aumento de casos de pedofilia?

Psicóloga: A pedofilia tem crescido anualmente em função da exposição em que as crianças são sujeitadas. Elas estão muito suscetíveis, sensualização exacerbada e isso desperta esse desejo.

O ser humano tem passado por processo de desconstrução de valores e identidade. Há cada vez mais a busca pelo direito a prazer imediato, por satisfação a despeito de qualquer coisa. Não há um dia em que uma criança não é abusada.

Jornal Midiamax: Há estudo que comprovam que tanto os pedófilos e abusadores sofreram abuso sexual?

Psicóloga: Não há dados específicos sobre o molestador, mas sabemos que muitos deles não foram abusados. Já o pedófilo em alguns casos, foram molestados ou violentados. Mas é importante ressaltar que muitas pessoas que foram abusadas não se tornaram pedófilas ou abusadoras.

Jornal Midiamax: É possível identificar que uma criança está sofrendo abuso sexual?

Psicóloga: As crianças brincam, são livres, alegres, dinâmicas. Quando estão sendo abusadas elas se tornam o oposto. Ficam arredias, agressivas, mal-humoradas, não querem mais ir à casa do abusador. Oferece vários sinais e os pais e responsáveis precisam estar atentos.

Jornal Midiamax: Como proteger as crianças para que não sejam vítimas de violência ou abuso sexual?

Psicóloga: É importante estabelecer o bom diálogo, bom relacionamento de forma que os filhos contem tudo aos pais. Muitas crianças são ameaçadas, então, ela precisa ter segurança para contar isso ao adulto.  A mãe deve ensinar que a criança não pode deixar ninguém tocar em algumas partes do corpo. Nas meninas falar que não pode tocar nas partes que o biquíni cobre e os meninos, onde a sunga cobre e que se isso acontecer ela deve contar.

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A psicóloga enfatiza que todos os adultos têm por obrigação contribuir para que a criança tenha um desenvolvimento sadio e saudável.


COMENTÁRIOS