VÍDEO: Chuva castiga cidades do sul do Estado após decretação de emergência

A chuva volta a castigar cidades de Mato Grosso do Sul


Midiamax

 Usuários do WhatsApp compartilham fotos da ponte sobre o Rio Amambai que está tomada pelas águas no trecho que liga as cidades de Caarapó e Amambai. O alerta também é para o trecho da MS-386 entre Amambai a Ponta Porã.

 

A chuva, somada ao vento forte e descargas elétricas, voltam a castigar algumas cidades de Mato Grosso do Sul. A previsão indica temporais nas regiões centro-sul e sul do Estado, principalmente nas cidades já afetas pelas tempestades das últimas semanas. Em Campo Grande, o vento forte já derrubou pelo menos duas árvores, e em Dourados, os ventos de 60 km/h derrubaram várias árvores, e está colocando em risco o portal instalado para homenagear a colônia japonesa.

 

O portal instalado na rotatória da Rua Toshinobu Katayama com a Avenida Weimar Gonçalves Torres, ameaça cair após a forte chuva, com ventos de até 60 km/h, registrados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de MS) atingir o município por volta das 16 horas desta sexta-feira (4).

 

Em Sete Quedas, cidade com maior registro de chuvas até agora, choveu aproximadamente 37 mm só nesta tarde. Em Itaquiraí e Ivinhema, o temporal deve chegar ainda hoje, colocando os moradores, em novo estado de alerta. No segundo município, a situação pode ficar bem complicada, porque no início da semana, o prefeito decretou situação de emergência por conta das voçorocas, que estão ameaçando engolir até a delegacia da cidade.

 

O governo estadual publicou, nesta sexta-feira (4), decreto de situação de emergência de 14 municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelas recentes chuvas. Nesta semana, o Executivo Estadual se reuniu com os prefeitos das cidades atingidas, quando se levantou a possibilidade de o Estado decretar a situação de emergência.

 

São os municípios de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente.

 

O governo terá de entregar à Secretaria Nacional de Defesa Civil um requerimento pedindo o reconhecimento federal da situação de emergência. Neste requerimento, o Estado informa o valor referente à soma total dos prejuízos.

 


COMENTÁRIOS