Deixe o molho de tomate industrializado para trás com essa receita fresca e saborosa

Confira a receita desta segunda (31)


Midiamax

Já virou hábito dos brasileiros acrescentar, no carrinho de compras, aquela lata ou sachê de molho industrializado. Porém, o molho de tomate, tão integrado ao nosso paladar, pode e deve ser muito mais fresco, sem conservantes e sem sódio desnecessário. É o que explica a culinarista Bianca Ferraz. "O molho de tomate feito em casa, ou chamado de 'pomodoro', pelos italianos, é muito mais saboroso e saudável. O bacana é que você pode congelar o que não usar, para evitar desperdícios", indica. 

Além disso, o molho pode conter ingredientes favoritos de quem o prepara. Pimenta preta, páprica, tomilho fresco, alho e cebola... a criatividade pode mandar na hora do preparo. Uma massa de qualidade poderá ficar muito mais deliciosa com um molho feito de forma artesanal. "O molho à base de tomate puro, sem ser o industrializado, também conserva propriedades nutricionais importantes", acredita a culinarista. O truque, segundo ela, para evitar a acidez no molho, é retirar as sementes do tomate. "Mas quem gostar de um molho mais ácido pode manter", explica. 

Confira a receita completa abaixo. 

INGREDIENTES

- 1 kg e meio de tomates bem vermelhos e maduros            
- 3 colheres sopa de azeite       
- 8 folhas de manjericão
- Sal e orégano a gosto
- Pimenta preta a gosto
- 10 dentes de alho e 1 cebola grande inteira
 

MODO DE PREPARO:

Quando comprar os tomates para fazer o molho, verifique-os um a um, retirando qualquer mancha ou amassado. Corte os talos e lave os tomates muito bem, em seguida, seque-os. Corte cada tomate em duas metades. Asse os tomates em um tabuleiro com o manjericão, a cebola, o alho e um pouco do azeite até ficarem bem macios. Depois de bem assados, passe os tomates em uma peneira fazendo convergir o molho de tomates em uma tigela. Depois de peneirados, leve ao fogo. Adicione o sal, o azeite de oliva  e deixe-os em fogo alto até a consistência desejada, em seguida, desligue o fogo. Sirva com massas, pães e carnes. 

Rendimento: 12 porções. 


COMENTÁRIOS