Paraguai promete ir à Unesco contra lei da sopa 'paraguaia'em Dourados



A aprovação por parte da Câmara e sanção da prefeita Délia Razuk (PR) ao Projeto de Lei que torna a sopa paraguaia Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Dourados, de autoria do vereador Cirilo Ramão (PMDB), causou polêmica no Paraguai a ponto de autoridades do país vizinho ameaçarem procurar a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) contra a medida.

 

De acordo com o site paraguaio Extra Press, após tomar conhecimento do fato, a chefe da Direção Nacional de Propriedade Intelectual, Patricia Stanley, afirmou que pode solicitar a intervenção sobre o fato.

 

"Não podemos impedir o que se passa em outro país (...) sim, podemos solicitar a intervenção junto a Unesco para que algo seja feito, é o que vamos fazer", disse ao portal.

 

Canais de televisão paraguaio como o SNT também abordaram o tema, inclusive fazendo crítica ao projeto, assista aqui.

 

Além da sopa paraguaia, o vereador também apresentou proposta que dá ao puchero o mesmo título. O projeto também foi sancionado pela prefeita Délia Razuk e publicado no Diário Oficial do município no dia 26 de julho, mas em vigor desde o dia 18 do mesmo mês.

 

Cirilo também é autor do projeto aprovado na segunda-feira (24), que institui o diploma Jopará (Yopara) para personalidades destaque com descendência ou paraguaios natos, veja aqui.


COMENTÁRIOS