Tensão marca tentativa de ocupação de terras por indígenas em Caarapó; vídeo


Dourados

Clima de tensão tomou conta do local - Foto: Divulgação/PM

A tentativa de ocupação na por parte de indígenas a propriedade rural localizada em Caarapó na manhã de hoje (31) resultou em momentos de tensão na região, marcada por recentes conflitos por terra.

Os índios da aldeia Tey Kuê acabaram recuando da ameaça após a chegada de policiais militares e da Força Nacional. O alvo seria a fazenda Santa Maria. Apesar da ‘trégua’ estabelecida no momento, existe a promessa deles atuarem novamente.

Vídeos encaminhados ao site Dourados Newsmostram o clima tenso no local, [assista abaixo].

Policiais bloquearam uma espécie de estrada vicinal para impedir o acesso do grupo. Gritos são ouvidos e em determinado momento um dos indígenas arremessa objeto contra produtor rural que filma toda a ação.

De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, a PM tem atuado no local em apoio à Força Nacional. Órgãos como o MPF (Ministério Público Federal) e a Polícia Federal vêm sendo acionados para solucionar o caso.

"Estamos dando apoio a Força Nacional na tentativa de apaziguar o caso e manter a trégua no local e a Secretaria de Segurança Pública contatando os órgãos responsáveis para intermediar a situação, que é tensa", disse ao Dourados News.

O receio é que a ocupação do local possa gerar outra tragédia como a ocorrida no ano passado, quando o indígena Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza acabou baleado e morto durante confronto na mesma região. O fato aconteceu em junho do ano passado, relembre aqui.

Na ocasião, várias pessoas ficaram feridas, entre elas policiais militares.

A propriedade fica no território identificado pela Funai no ano passado como "Dourados Amambai Peguá I", o que é questionado por produtores rurais da região.


COMENTÁRIOS