Astrônomos garantem que vai 'chover' estrelas neste fim de semana



Céu estrelado em Aquidauana, cidade vizinha a Campo Grande (Foto: André Bittar)

Quando cair a noite neste sábado (12) comece a olhar para o céu. Pode ser que você consiga ver uma estrela cadente.

 

A chuva de meteoros, batizada no meio astronômico como Perseidas, poderá ser melhor admirada a partir das 4h de domingo (13), segundo Renan Ariel, acadêmico de engenharia elétrica e integrante do Clube de Astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

 

Ele explica que o fenômeno acontece anualmente, está longe de representar perigo e pode ser observado a olho nu. "Na verdade, a melhor forma é não usar nenhum tipo de equipamento", explica Renan.

 

Astrônomos preveem a queda de cerca de 80 meteoros por hora durante a madrugada. No céu, eles aparecem como rastros luminosos.

 

Na noite desta sexta-feira e madrugada deste sábado, segundo Renan, já será possível ver algumas estrelas cadentes, mas o ápice do fenômeno em Campo Grande será mesmo na madrugada de domingo. "Na verdade, essa chuva de meteoros acontece por vários dias".

 

Ao Uol, Gustavo Rojas, astrônomo da UFScar (Universidade Federal de São Carlos), explicou que esses meteoros são originários do cometa Swift-Tuttle, que completa uma volta em torno do sol a cada 136 anos. "Todo ano a Terra atravessa a região do espaço por onde esse cometa passou e as partículas de poeira deixadas por ele entram em combustão ao atravessar atmosfera terrestre".

 

A chuva é chamada de Perseidas em referência a constelação de Perseu, do hemisfério celestial norte. "Um dica é olhar para o norte da cidade ou encontrar um lugar mais ao norte para fazer a observação", revela Renan.


COMENTÁRIOS