Bandeirantes decreta situação de emergência após ventos de 120 km/h


Por Dourados News

A prefeitura de Bandeirantes, decretou situação de emergência após constatar danos em inúmeras casas na cidade. O suplemento desta quinta-feira, dia 27 de setembro, do Diário Oficial de Município, ressalta que os ventos foram acima de 120 km/h e a tempestado "resultou em danos humanos, ambientais e materiais, com prejuízos econômicos e sociais, tendo ainda muitas pessoas em situação de risco e desabrigadas".

Foram constatadas ao todo 6 áreas afetadas, com provas fotográficas e cadastramento de vítimas. A prefeitura pede ainda o reforço de voluntários, com campanhas para arrecadar recursos junto a comunidade e assim facilitar ações de assistência à população.

"Estamos reunindo os secretários e fazendo a identificação real do dano, além de avaliar com números a extensão do prejuízo das pessoas. Nós dividimos em 10 partes a cidade para fazer um relatório fotográfico e assim buscar mininizar o prejuízo o mais breve possível. Também entramos em contato com a Defesa Civil e estamos recebemos este apoio", afirmou ao portal G1 o prefeito do município, Álvaro Urt.

Entenda

De acordo com a prefeitura de Bandeirantes, mais de 100 casas foram destalhadas e 30% da cidade ficou sem energia elétrica. O temporal demorou 27 minutos na cidade e a velocidade do vento é o maior registrada nas últimas duas décadas no estado.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, o motivo seria uma área de instabilidade formada pela alta temperatura. A umidade do ar gerou uma nuvem chamada cumulonimbus (tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical) e ganhou força atingindo a região.

O fenômeno, ainda conforme o meteorologista, chamado "wind shear" e conhecido como tesoura de vento, faz com que a velocidade deles ultrapassassem os 100km/h. A consequência foi um temporal acompanhado de pancadas de chuvas, trovoadas, raios e rajadas de vento sem direção definida.


COMENTÁRIOS