Caarapó terá eleição para prefeito em novembro, após TSE cassar mandato


Por Midiamax

Após cassação do mandato do prefeito Mário Valério (PR), Caarapó, cidade a 272 quilômetros de Campo Grande, terá eleição suplementar para prefeito no próximo dia 25 de novembro. Depois da cassação feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto, quem assumiu a prefeitura foi o presidente da Câmara de Vereadores, André Luiz Nezzi (PDT).

O recurso especial eleitoral foi impetrado pela coligação Para Caarapó Voltar a Crescer contra Mário Valério e Martim Flores de Araújo, eleitos em 2016, com 9.718 votos.

Cassado

Mário e o vice foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos, abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Na decisão colegiada, o ministro Edson Fachin confirmou a confusão feita pelo Tribunal.

“Eu havia examinado a matéria e parece que a proposição [equivocada] é um reconhecimento de que há uma finitude humana debaixo da toga do julgador, que enaltece como ser humano”. A decisão do Tribunal foi unânime pela cassação do prefeito. (Foto: Folha de Dourados)

Confira o calendário eleitoral de Caarapó:

  1. a) 15 a 21 de outubro: convenções;
  1. b) 25 de outubro: último dia para registro das candidaturas;
  1. c) 26 de outubro: início da propaganda;
  1. d) 24 de novembro: último dia da propaganda (total de 30 dias);
  1. e) 25 de novembro: dia da eleição
  1. f) 30 de novembro: último dia para entrega da prestação de contas
  1. g) 19 de dezembro: último dia para a diplomação

Das convenções até a eleição: 42 dias

Das convenções até a diplomação: 66 dias


COMENTÁRIOS