Após prometer 15 ministérios, equipe de Bolsonaro admite até 20

Saiba quais os nomes já confirmados Hoje, no governo Temer, são 29 pastas


Por Poder360

Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni diz que meta é ficar abaixa de 20 ministérios

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe têm aumentado sucessivamente a previsão sobre o número de ministérios do futuro governo.

Durante a campanha, o militar colocava como meta ter 15 ministérios. Pouco após vencer no 2º turno, Bolsonaro admitiu a possibilidade de 16. Em 6 de novembro, o militar disse que poderia ser 17. Um dia depois, não descartou que o número aumente mais, chegando a 18.

Nesta 4ª feira (21.nov.2018), o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a meta é ficar abaixo dos 20.

“Nós temos 1 compromisso de redução da estrutura ministerial. Para 1 país que teve 40, pretendemos ficar aquém dos 20 ministérios”, disse Onyx.

Segundo o futuro ministro, o desenho da Esplanada deve ser feito até meados de dezembro.

Atualmente, 29 estruturas têm status de ministério. Bolsonaro ainda não confirmou, mas sinalizou a intenção de retirar esse status de pastas como a AGU (Advocacia Geral da União) e o BC (Banco Central).

“Ele ainda não definiu. Existiram governos em que a AGU não teve status de ministério e governo em que teve. Não tomou a decisão”, afirma Onyx.

Até agora, Bolsonaro confirmou 11 ministros: Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Tereza Cristina (Agricultura), general Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Luiz Henrique Mandetta(Saúde), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e Gustavo Bebianno(Secretaria Geral da Presidência).

Também foram anunciados o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, o presidente do Banco Central, Roberto Castello Branco.

Bolsonaro já afirmou o desejo de extinguir a Secretaria de Governo. Outros ministérios serão enxugados por meio da união com outras. Três pastas da área econômica (Planejamento, Fazenda e Indústria) formarão o Ministério da Economia.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social devem se transformar no Ministério da Cidadania. Já o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro comandará a pasta que aglutinará Justiça e Segurança Pública.


COMENTÁRIOS