Morre, aos 94 anos, o ex-presidente americano George H.W. Bush

Ele comandou os Estados Unidos entre 1989 e 1993. O mandato dele foi marcado pelo fim da Guerra Fria e pela primeira guerra contra o Iraque de Saddam


Por Jornal Nacional

Morreu, aos 94 anos, o ex-presidente americano George Bush pai. Ele comandou os Estados Unidos entre 1989 e 1993. O mandato de Bush foi marcado pelo fim da Guerra Fria e pela primeira guerra contra o Iraque de Saddam Hussein.


Não foram muitos os presidentes americanos que disseram essa frase: "A guerra terminou."
George Herbert Walker Bush, o quadragésimo primeiro presidente americano, tinha um currículo de fazer inveja. Leal, cheio de energia, agregador e, acima de tudo, muito experiente.


Ele nasceu em 1924 na cidade de Milton, em Massachusetts. Era adolescente quando o Japão atacou Pearl Harbor, no Havaí, durante a Segunda Guerra Mundial. Filho de um senador, George Bush entrou para o Exército contra a vontade do pai.


Aos 18 anos, foi o piloto mais novo da Marinha. Em setembro de 1944, o avião dele foi atingido durante uma missão no Pacífico. Bush contou que chorou e precisou nadar muito para se salvar.


Ambicioso e impaciente, se casou com a namorada Barbara, logo depois de voltar para casa, em 1945. Se formou na Universidade de Yale, em apenas três anos, e se mudou para o Texas, onde teve seis filhos e fundou uma empresa de petróleo.


Foi lá que Bush entrou para a política pelo Partido Republicano. Em 1966, foi eleito deputado. Nos anos seguintes, ocupou posições importantes, como embaixador americano nas Nações Unidas, enviado à China e o cargo que o deixou mais orgulhoso: diretor da CIA, a Agência de Inteligência dos Estados Unidos.


Em 1980, George Bush tentou virar candidato à Presidência, mas perdeu as prévias para o carismático Ronald Reagan. Acabou virando vice de Reagan por oito anos. Até que, em 1989, venceu as eleições e, no ano seguinte, finalmente assumiu a Casa Branca.


Foram tempos turbulentos. Ele comandou os Estados Unidos no período da dissolução da União Soviética e ajudou a acabar com a Guerra Fria. Comandou uma intervenção militar no Panamá para a retirada do ditador Manuel Noriega do poder e liderou a ação para combater o ditador iraquiano Saddam Hussein, que tinha invadido o Kwait, na guerra do Golfo. Depois de cinco semanas de bombardeios altamente tecnológicos, a guerra terminou.

Bush foi criticado por não ter derrubado o ditador iraquiano, mas a aprovação dele, no fim da guerra, chegou a 89%. A carreira política do presidente, porém, não sobreviveu a economia, que piorou nos meses seguintes e derrubou a popularidade dele.


Mesmo com o famoso apelo de campanha “Leia meus lábios - chega de impostos!”, perdeu a eleição para o democrata Bill Clinton em 1992. Mas viu o filho mais velho, George W. Bush, se eleger presidente no ano 2000 e se reeleger quatro anos depois. O outro filho, Jeb Bush, governou a Flórida por oito anos.


Bush pai recebeu a medalha da liberdade, a maior honraria concedida a um civil, do ex-presidente Barack Obama. E saltou de paraquedas ao lado de veteranos para comemorar os 80, 85 e 90 anos.


George e Barbara Bush foram casados por 73 anos. Bush morreu em casa, no Texas, na noite de sexta-feira (30), sete meses depois da morte da companheira da vida toda.


O filho ex-presidente disse em um comunicado que o pai era um homem de caráter "do mais alto nível" e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir.


Barack Obama disse que "a América perdeu um patriota e um humilde servo".


O ex-presidente Bill Clinton disse que é grato por cada minuto que passou com George Bush.
Donald Trump também lamentou a morte e destacou a longa e linda vida do ex-presidente.
A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, disse que seu país nunca vai esquecer o papel de Bush na reunificação da Alemanha.


Não faltaram homenagens de líderes mundiais para um americano discreto, com uma longa vida pública.


A Casa Branca informou que o ex-presidente vai ter um funeral, com honras de estado, na Catedral de Washington, mas ainda não divulgou a data. O presidente Donald Trump já confirmou presença.


COMENTÁRIOS