Mais de 30 radares foram desligados em Dourados

A empresa contratada cobra dívida do Detran que passa de R$ 10 milhões


Por portaldacidade

A empresa Perkons contratada pelo Detran/MS para gerenciar radares também conhecidos como  lombadas eletrônicas no estado, já desligou os 34 equipamentos instalados em Dourados. A cidade é a que mais possui monitoramento por meio desses aparelhos. Em Campo Grande, a empresa mantém 12 aparelhos, todos no Parque dos Poderes, que já estão desligados. 
 
Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, o desligamento teve início no dia 15 de agosto e foi concluído no dia 20. O motivo da desativação é a dívida do Governo Estadual com a Perkons, que já ultrapassa de R$ 10 milhões.
 
Na quarta-feira (21) a diretoria da empresa recebeu um ofício do Detran sinalizando uma proposta para o parcelamento da dívida. O acordo de quitação solicita desconto e oferece parcelamento do débito em quatro vezes.  
 
O diretor-presidente do Detran de MS, Luiz Rocha, revelou à imprensa que pretende rescindir o contrato de prestação de serviço dos radares. Para isso deverá ser preparado um edital de convocação de prestadoras interessadas para o serviço. 
 
Rompendo o contrato com a empresa, os aparelhos instalados nas cidades serão retirados, já que previa apenas a prestação do serviço de monitoramento e não a compra dos equipamentos. 
 
REINCIDÊNCIA
Esse é o segundo desligamento dos radares em 15 dias por causa do débito. Em 25 de Julho, a empresa desligou os 144 radares em 18 cidades de MS e só religou no dia seguinte com o pagamento de parte da dívida. 
 
Por isso, a Perkons exigiu um cronograma para o pagamento do restante da dívida que deveria ser apresentado em 10 dias. O prazo expirou em 6 de Agosto, quando a empresa afirma ter tentado dialogar com Detran-MS e Secretaria de Estado da Fazenda.

COMENTÁRIOS