Câmara dos EUA abre processo de impeachment contra Trump

Presidente é acusado de pedir ajuda externa para investigação contra filho de adversário



Trump pediu por oito vezes ajuda de ucraniano em telefonema - Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos autorizou nesta terça-feira (24) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente do país, Donald Trump (R). Segundo o portal G1, a presidente da casa, Nancy Pelosi (D), disse que a acusação é de que ele violou a lei ao tentar recrutar ajuda estrangeira para sua campanha à reeleição em 2020.

“O presidente deve ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, afirmou Nancy em um discurso na televisão. Ainda conforme o G1, Trump procurou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para pedir que colaborasse em uma investigação contra Hunter Biden – filho do ex-vice-presidente e pré-candidato a presidente Joe Biden –, que foi membro do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

Um agente de segurança do governo americano revelou o conteúdo da conversa entre os dois chefes de estado, na qual Trump pediu por oito vezes que Zelensky ajudasse nessa investigação. Essa conversa, que ocorreu por telefone, foi feita na esteira das negociações de um pacote de ajuda militar dos Estados Unidos de US$ 250 milhões. A verba foi aprovada pelo Congresso neste mês, mas bloqueada em seguida pela Casa Branca.

Trump chegou a se recusar a comentar o assunto, na sexta-feira (20). Nesta terça-feira, sob pressão, ele disse que pode divulgar o teor do telefonema na quarta-feira (25). “Vocês vão ver que foi uma ligação muito amigável e completamente apropriada. Nenhuma pressão e, diferentemente de Joe Biden e seu filho, sem quiproquó!”, escreveu o presidente americano na rede social Twitter.


COMENTÁRIOS