Paulista é preso e multado por captura e transporte de peixe protegido



Policiais Militares Ambientais de Costa Rica, que trabalham na operação pré-piracema realizavam fiscalização na rodovia BR-359, no km 43, quando prenderam na tarde desta sexta-feira, dia 04 de outubro, um pescador de 69 anos, residente em Bauru, no interior de São Paulo, com pescado ilegal.

Durante abordagem ao uma caminhonete Toyota Hillux pertencente ao infrator, com uma carreta acoplada, puxando um barco e um motor de popa, os Policiais apreenderam um peixe da espécie dourado, que está com pesca proibida pela Lei Estadual nº 5,321, de 10 de janeiro de 2019.

O infrator afirmou que efetuara uma pescaria no rio Taquari em um rancho, localizado no município de Alcinópolis, porém, com relação ao peixe dourado, ele o teria encontrado preso a um anzol de galho e o pegou para não perder, visto que iria morrer e estragar.

Além do dourado, havia mais três exemplares de peixe da espécie traíra (5 kg de pescado ao todo), uma tarrafa e vários anzóis de galho (petrechos proibidos para a pesca), que foram apreendidos, juntamente com o barco, o motor de popa e o veículo.

O infrator foi Preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foi autuado e responderá por crime ambiental de pesca e transporte de produto da predatória, com pena prevista de um a três anos de detenção.

Ele também foi autuado administrativamente e multado de R$ 2.877,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.


COMENTÁRIOS