Cemitério Municipal Cristo Rei recebe inúmeros visitantes neste feriado

Os lagunenses visitaram as sepulturas dos seus entes queridos neste Dia de Finados.



Lagunenses rezando pelos entes queridos

A tradição do Dia de Finados é mantida por parentes e amigos ao visitarem as pessoas já falecidas no cemitério de Laguna Carapã, neste sábado, 02 de novembro, iniciou com a santa missa que foi as 6 horas, e em seguida os fieis puderam visitar os túmulos de amigos e familiares.

O clima foi de saudade, durante todo o dia a movimentação foi grande, onde as pessoas rezaram e levaram flores e visitaram o túmulo do seu ente querido.

Origem do Dia de Finados

Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrado.

A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.

o entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicado a todos os que já faleceram.

O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, há a Romaria de Finados. Ela se estende durante todo o mês de outubro e termina no dia 2 de novembro, no dia de finados. O evento faz parte das celebrações populares do país.

 


COMENTÁRIOS