O que é o Natal para você?



Bom... Antes de responder essa pergunta, é preciso saber o significado da palavra NATAL.

Pois bem, a palavra natal, “se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.”

“De acordo com a história do Natal descrita na Bíblia, nos evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém, em um estábulo.

Um dos textos mais conhecidos sobre o Natal se encontra na Bíblia, em Lucas 2:1-14”.

Proponho que vivamos este natal, sabendo ver qual é realmente o significado desta tão importante data para nós cristãos.

Para isto, é fundamental que já no advento (tempo de espera) que está por vir, estejamos atentos e de coração aberto a fim de que percebamos os sinais que o próprio Deus, nos envia para que bem possamos celebrar e vivenciar o tempo natalino por meio dos símbolos que representam, nos fazem exercitar e manter viva a nossa fé.

O questionamento que nos vem à mente e deixa inquieto os nossos corações, é o seguinte: Quais são estes sinais? Vejamos juntos:

1 – Árvore de Natal: Possui um formato triangular e simboliza para os cristãos a Santíssima Trindade.

2 – Papai Noel: Uma figura inspirada em um bispo do século 3, São Nicolau. Segundo a tradição, a referida figura, é responsável por trazer presentes para as crianças neste tempo.

3 – Estrela de Natal: E o sinal que guiou os Três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus Cristo, segundo relatos do Evangelista Mateus na Bíblia.

4 – Presentes de Natal:  Os magos deram presentes para Jesus. E o bispo Nicolau, (que originou o Papai Noel), era conhecido por dar presentes. Por essa razão, trocar presentes, tornou-se uma das tradições mais antigas do natal.

5 – Velas e Iluminações de Natal: As velas e as demais iluminações do tempo natalino, nos lembram Jesus, que afirma ser “a luz do mundo”.

6 – Presépio ou Manjedoura: “Na língua portuguesa, presépio designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. Entretanto, ele também é uma referência cristã que remete ao local exato do nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria.”

 7 – Guirlandas: “A guirlanda é uma espécie de ornamento feito de flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas, especialmente usadas na época do Natal para decorar as portas das casas.”  - Significa dizer as pessoas estão prontas e de portas abertas para receber seus entes queridos para celebrar o natal que é a segunda festa mais importante de nossa igreja católica.

8 – Ceia de Natal: È o momento onde ocorre a reunião dos familiares que com este ato, procuram fortalecer os laços familiares, relembrando a importância de viver bem o natal e resgatar tudo o que ele representa em nossos lares. Geralmente nesta ocasião é servido peru e rabanadas que são os pratos mais tradicionais nas noites natalinas.

9 – Resgate e manutenção de vínculos, sentimentos e   valores importantes: O tempo natalino é favorável para promovermos em nós, no próximo e nos ambientes em que estamos inseridos, aspectos fundamentais, tais como: amor, paz, alegria, fraternidade, generosidade, esperança e fé em dias melhores.

10 – Músicas Natalinas: São diversas as músicas de natal existentes. Essas, são tocadas neste tempo para nos fazer lembrar e viver de maneira bem forte, o verdadeiro e pleno sentido do natal que é Jesus Cristo. Certeza de vida nova e esperança em um futuro melhor alicerçado pela vivencia da fé, que é o que nos move e faz de nós pessoas melhores. Dentre as músicas natalinas mais conhecidas, estão: “Noite Feliz” e “Bate o Sino”.

11 – Família e Amigos: Neste tempo a família e os amigos, são os grandes responsáveis por dar vida e cor ao Natal. São eles que em um verdadeiro clima de união, amor, paz, alegria, fraternidade, generosidade, esperança e fé, fazem brotar com sinceridade de dentro de nossos corações, sentimentos e valores como estes, que realmente dão sentido a nossas vidas e nos fazem acreditar em dias, anos e em um futuro cada vez melhor.

12 – Sino: Utilizado e tocado na igreja católica para marcar as horas, avisar as pessoas sobre um acontecimento e mais especificamente na noite de natal é usado para anunciar a vinda e/ou o nascimento de Jesus Cristo.

13 – Pinha: È um fruto que simboliza a esperança e a união familiar. Pode ser colocado no pé da arvore de natal.

14 – Bolas de Natal: “Geralmente coloridas, as bolas representam os desejos humanos para a época, como amor, alegria, felicidade e esperança. Elas podem aparecer em tamanhos e materiais diferentes, mas sempre deixam qualquer decoração natalina mais alegre.

Além de serem tradicionalmente usadas nos pinheiros de Natal, o arquiteto Bruno Carvalho sugere usá-las para criar arranjos de mesa. “Você pode amarrar várias bolas juntas e fazer uma escultura geométrica ou criar um arranjo apenas de galhos verdes e usá-las para decorá-lo”.

Ao lado do arranjo, ele também destaca o uso de acessórios para compor a mesa. “Você pode colorir a mesa, ao invés de colocar uma bandeja com talheres, você pode amarrá-los com fitas nas cores escolhidas para a sua decoração”. - ”.

15 – Fé: “O fundamento da esperança e a certeza daquilo que não se vê” – è preciso termos fé sempre que o Deus Trino (Pai, Filho e Espirito Santo), se faz presente em nós e em nossas vidas todos os dias e é quem nos cuida, ilumina, guie, conduz e abençoa.

 Por fim que este texto nos impulsione a viver bem este natal. E que em cada sinal de Deus que nos é dado por meio deste tempo,  em cada uma de nossas atitudes, possamos resgatar o valor,  enxergar a importância e viver  o verdadeiro sentido do NATAL, que é Jesus Cristo, que não só no tempo natalino, mas todos os dias, nasce em nossos corações e na vida de cada um de nós, nos mostrando que podemos recomeçar e seguir em frente, vivendo com ELE, NELE e para ELE, nos abrindo para que sintamos a todo momento o Amor Dele por nós, deixando que seja realizado os planos e a vontade DELE, em nosso viver de cristão, sempre.

Que este texto te faça refletir e responder a pergunta: O que é o Natal para Você?

Faço votos que Deus nos abençoe e que a Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, ajude-nos a caminhar a fim de que tenhamos um feliz abençoado natal e um prospero ano novo!

Um beijo grande e um forte abraço.

Seu amigo e irmão,

Tiago da Silva Vasques.

- Fontes de pesquisa  para elaboração deste artigo – Site: (https://www.significados.com.br/natal/) – (https://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,o-significado-dos-simbolos-natalinos-e-como-usa-los-na-decoracao,70002646726)


COMENTÁRIOS