COMO ESPETAR CARNE PARA CHURRASCO: VEJA AS DICAS


Tudo Gostoso

Frango, linguiça e carne: saiba como prepará-los perfeitamente no seu churrasco! Confira as dicas do TudoGostoso de como espetar carne para churrasco.

Chega o fim de semana e a gente só pensa em uma coisa: churrasco. Nada como fazer um churrasco supergostoso para a família e amigos. Pão de alho, frango, linguiça e carne são algumas das estrelas desse evento. Mas você ainda trava na hora de prepará-los? Não se preocupe! O TudoGostoso te dá dicas de como espetar carne para churrasco e deixar esse dia ainda mais perfeito.

Como espetar carne para churrasco: veja as dicas do TudoGostoso

Como espetar carne para churrasco

Como espetar carne para churrasco: veja as dicas do TudoGostoso

Linguiça

Se você optar por espetar a linguiça (o que facilita bastante seu tempo na churrasqueira), preste bastante atenção. O ideal é usar um espeto duplo, para dar uma maior mobilidade. Mas se você tiver apenas o único, use uma grelha por baixo para apoiar. Separe todos os gomos da linguiça, deixando todas enfileiradas sobre uma tábua. Assim, use uma mão para enfiar o espeto com cuidado, bem no centro, e a outra por cima das linguiças para segurar e organizar a posição. Enfie até o final da fileira formada pelas linguiças (fique ligado para que tenha espaço suficiente nas duas pontas. O ideal é colocar as linguiças primeiro para que a gordura pingue na brasa e dê tempo das labaredas descerem.

Frango

Espete sempre os pedaços separados do frango, se você for usar filé ou peito, corte em cubos pequenos. O ideal é usar um espeto único e deixar os pedaços de frango bem no alto, para que cozinhem lentamente. O mais difícil na hora de espetar o frango é acertar na posição devido ao impedimento que alguns ossos podem fazer. Por isso, fique atento aos cortes escolhidos e organize em uma tábua antes de começar a espetá-los completamente. Dica: se você for espetar coração de frango o ideal é usar o espeto único. Intercale entre as gorduras, para que as duas pontas do coração receba a suculência desejada.

Carne

Coloque a carne na churrasqueira sempre por último, espere que o fogo fique completamente pronto (o ideal é sem fogo alto, apenas brasa). Depois de levar a linguiça e o frango, coloque os pedaços de carne na churrasqueira.

Para espetar a sua carne é preciso primeiro saber o tipo de corte que você está lidando e o seu espeto. O ideal é sempre escolher pedaços inteiros de carne, para que você possa trabalhar novos cortes e espessuras. As carnes devem sempre ter uma boa capa de gordura, ou ainda, espaços mais gordurosos entre as fibras (a chamada marmorização).

Faça cortes grossos, com pelo menos 3 cm de espessura para os bifes e gomos maiores para a carne inteira. Se for usar os bifes, centralize-os nos espetos duplos com a gordura para cima. Já no caso dos pedaços inteiros, o ideal é usar um espeto único e colocar as peças maiores para a base. Enfie as carnes sempre com cuidado para que você não faça mais de 1 furo, desmanchando assim as fibras. Sempre certifique-se que existe espaço suficiente para que a carne fique completamente em cima da brasa.


COMENTÁRIOS