Em clima de despedida, Mandetta avisa equipe que será demitido e que Bolsonaro procura substituto

Clima entre ministro e presidente piorou depois de entrevista concedida à TV Globo



Agência Brasil

Em reunião com sua equipe ministerial na noite desta terça-feira (14), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), disse, em tom de despedida, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve demiti-lo ainda nesta semana, e que já procura um substituto para a pasta, em meio à pandemia de coronavírus. As informações são da Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, alguns membros da equipe sugeriram que ele pedisse demissão imediatamente, mas a ideia foi rejeitada pelo ministro. Ele teria avisado que combinou de esperar a escolha do seu substituto e ficar até a exoneração ocorrer de fato.

 
Bolsonaro entrou em atrito com Mandetta logo no começo da pandemia global de coronavírus, declarada pela Organização  Mundial da Saúde (OMS). O presidente se manifestou contrário às medidas de isolamento propostas tanto pelo ministro como pela própria organização mundial para conter a devastação representada pelo novo vírus. Ele chegou a comentar com apoiadores que a hora de alguns membros de seu governo que estavam “se achando estrelas” ia chegar e que ele não tinha medo de usar sua caneta.
 
Apesar da clara divergência entre Bolsonaro e Mandetta, a ala militar do governo havia mediado as rusgas estre os dois, mas voltou atrás após Mandetta dizer, em uma entrevista concedida à TV Globo, no último domingo (12), que o brasileiro não sabia se ouvia ele ou o presidente sobre as recomendações para o período de quarentena. Depois disso, militares do governo, como o vice-presidente Hamilton Mourão, afirmaram que o ministro passou dos limites.  

COMENTÁRIOS