Saudade, Por Tiago da Silva Vasques


Tiago Vasques

Saudade

“Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém tirará essa alegria de vocês.” - (João 16-22)

Queridos amigos... Já é tarde, a insônia insiste em me fazer companhia. Tudo bem, não há problema. Ela me leva a pensar e dela, Deus me faz dizer coisas lindas para quem precisa.

Pois bem! Do que falaremos então? Ah, falaremos sobre uma conhecida companheira que nos acompanha nestes tempos – A Saudade.

Na pesquisa que realizei sobre este tema a melhor definição que encontrei, foi a seguinte: “saudade: Substantivo feminino; à ausência de experiências prazerosas já vividas (freq. us. tb. no pl.)."s. de uma amiga" – uma outra bela definição sobre isto que eu gosto bastante porém desconheço o autor, é: “Saudade é o amor que fica.”

Inspirei-me em falar sobre saudade, pois ao meu ver, nestes tempos de pandemia mundial em virtude do covid19, distanciamento e isolamento social que estamos vivenciando, a tal da saudade, está sendo um sentimento muito presente nos nossos dias.

Esses dias peguei perguntando-me assim: Do que será que sentimos mais saudades devido a toda essa situação que estamos vivendo? Talvez esta pergunta e na tentativa de responde-la, foi a principal razão que me levou a escrever este artigo.

Ao responder para mim essa pergunta, cheguei as seguintes conclusões:

Tenho saudades da minha infância, porque foi uma fase muito feliz da minha vida. Pude vive-la com a pureza, a inocência e a alegria de uma criança. E nela, parecia ser tudo mais fácil, verdadeiro e as famílias valorizavam o que realmente era necessário.

Sinto saudades do tempo em que eram realizadas algumas reuniões e almoços de domingo em família. Onde a casa vivia cheia de gente, a alegria era constante e a deverão era garantida.

Outra coisa que enche o meu coração de saudade, é da época que não tínhamos reservas para estarmos reunidos com os amigos, familiares e também na presença de algumas pessoas queridas e amadas, que por uma razão ou outra, infelizmente não se sentam mais à mesa.

O que tenho saudade também é poder sair as ruas encontrar amigos, conversar, passear, caminhar, ir numa festa ou simplesmente, poder programar de aproveitar um belo dia ao lado de quem se ama e fazer o que gosta. Tudo isso, sem insegurança, preocupação e/ou medo.

Algo que me traz saudade, é poder estar junto, olhar nos olhos, dialogar, onde eu escute e possa ser ouvido, transmita conhecimento e passe um pouco de conhecimento e aprendizado ao próximo.

Nossa que saudade que tenho de ir à Santa Missa, a igreja e viver este momento, a minha fé, aproveitando tudo de bom que Deus tem para nos oferecer.

E mais, saudade eu também tenho do beijo carinhoso, do abraço apertado e bem dado.

Por fim, saudade nos traz um pouco de nostalgia.

Ao meu ver este tempo que estamos tendo a graça de Deus em viver, está sendo bom para nós. Por que? Estamos reaprendendo a viver e a conviver uns com os outros.

Tenho certeza que quando a tempestade passar e Jesus Cristo tudo acalmar, vamos nos alegrar. E a saudade de hoje?

Ah, a saudade, será um dos principais motivos ao lado da fé em Deus que nos move e mantem de pé, que irá fazer com que a gente valorize o que e a quem realmente importa.

A saudade que sentimos hoje, nos fará dar mais valor a nossa família, amigos, trabalho, lazer, fé e sobretudo irá nos fazer realmente pessoas melhores, sabendo viver, com mais intensidade, qualidade, saúde, alegria, amor, fé e esperança, onde carregaremos em nós, a certeza de dias melhores e um futuro melhor.

Certamente, é nisto que eu acredito. Acredite você também!

Para finalizar este artigo deixo aqui a letra de uma canção que define bem o que é saudade.

“Só se tem saudade do que é bom.
Se chorei de saudade não foi por fraqueza.
Foi porque eu amei. E se eu amei, quem vai me condenar? Se eu chorei, quem vai me criticar? Só quem não amou, quem não chorou.
Quem se esqueceu que é um ser humano.
Quem não viveu, quem não sofreu.
Só quem já morreu... e se esqueceu de deitar.”

– (Saudade - Nelsinho Corrêa)

É meus irmos... Realmente: “Saudade é o amor que fica. E só se tem saudade do que é bom.”

Ah antes que eu me esqueça... E você do que tem saudade?!

Que Deus nos abençoe e Nossa Senhora nos ajude a caminhar, vencer os desafios e superar as dificuldades, a fim de que possamos seguir em frente, recomeçar todos os dias buscando ser e agir como pessoas melhores. Na esperança e certeza de um futuro melhor. Amém, assim seja.

Seu amigo e irmão,
Tiago da Silva Vasques.

#EvangelizandoPorMeioDaEscrita


COMENTÁRIOS