Rede de mercados e conveniências vendem produtos sem impostos nesta quinta-feira

Produtos como arroz, açúcar e farinha de trigo poderão ser comprados por valores livres de impostos



O Dia Livre de Imposto nesta quinta-feira, 4 de Junho, será dedicado à conscientização sobre as altas taxas tributárias que são pagas em todo o país por serviços e produtos.  A ação é realizada pela FCDL MS - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, com o apoio das CDLs de Campo Grande e Dourados.

Para marcar as ações e mostrar o tamanho da tributação, parceiros da FCDL MS entraram em campo e vão ofertar produtos sem impostos. Entre os parceiros estão a Cerv Já, Supermercados Nunes e Pistache, que ofertarão produtos sem as taxas dos impostos.

De acordo com a presidente da FCDL MS, Inês Conceição Santiago, o DLI é um importante movimento de conscientização. “Nossas taxas de impostos estão entre as mais caras do mundo e sobrecarregam quem quer investir, ter seu próprio negócio. O empreendedor sofre com tantos tributos e o consumidor acaba recebendo isso, em cima do produto final.”

A presidente destacou que mesmo neste período de pandemia as tributações estão sufocando os empresários. “São tributos altíssimos que oneram o crescimento das empresas e em muitos casos têm matado a empresa, antes mesmo do seu primeiro aniversário”.

DLI em MS - Na conveniência Cerv Já, que fica na Av. Afonso Pena, 3.799, o consumidor poderá comprar sem impostos cerveja Skol e Coca-Cola lata, ambas palito.

Na Rede de Supermercados Nunes (Avenida Günter Hans, 165 - Guanandi; Rua Francisco Antônio de Souza, 866 - Porta Caiobá; Avenida Júlio de Castilho, 5249 - Jardim Aeroporto; Avenida Euler de Azevedo, 3440 - São Francisco), estarão sem impostos o arroz Tio Lautério 5kg, o açúcar Cristal Casa Verde 2kg, a farinha de trigo Primor 1kg e o biscoito Rancheiro 800g.

E na Pistache, que fica rua Sebastião Lima, 944, 50kg de castanha do Pará e 50kg de castanha de caju estarão sem os impostos.

A lavanderia Wash Lave retirou o imposto do serviço de lavagem de edredon, tanto casal, quanto solteiro, ficando no valor de R$ 20,00. A empresa fica na Marechal Rondon, 2.430 – Z.

Impostos - A carga tributária para o álcool em gel e para as máscaras cirúrgicas é de 22,93%, sendo 5,93% Federal e 17% Estadual. Para a luva cirúrgica estéril a tributação chega a 23,16%. Sabonete está tributado em 23,36%. Conforme dados do IBPT, a luva possui carga tributária de 40,85%, já as luvas cirúrgicas estão com tributação de 29,68% e o sabonete, 37,09%.

O DLI nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva, que sempre limitou o poder de consumo da população e tem freado o crescimento econômico em todo o país.

O Brasil é o 14 que mais arrecada impostos, em um ranking de 30 países. E, está em último como país que melhor retorna o dinheiro em benefícios à população. Em média, o brasileiro trabalha 153 dias (5 meses) por ano, apenas para pagar impostos.


COMENTÁRIOS