Almoço de domingo para saborear com a família



1. Filé mignon ao forno: nada melhor para um almoço de domingo do que o bom e velho filé mignon. Esse é bem simples de ser feito, tempera apenas com mostarda, alho e sal e coloca no forno por 40 minutos. Fica uma delícia e é bem prático.

2. Picanha ao forno no sal grosso: a picanha é uma carne muito especial que precisa de cuidados ao ser preparada para ficar bem saborosa. Nessa receita, você vai aprender a fazer isso, temperada apenas com sal grosso e manteiga. É de dar água na boca.

3. Rocambole de carne com provolone: esse rocambole é também conhecido como falso lombo, feito de carne moída, recheado com provolone e depois é só enrolar com papel filme e por para assar. É um pouco demorado, mas o resultado é simplesmente maravilhoso.

4. Tornedor de filé com molho de vinho tinto: para quem gosta de carne mal passada e bem grossa, essa é a melhor opção para o almoço de domingo. Filé muito bem temperado com vinho, manteiga, cebola, molho inglês e outros vários ingredientes.

5. Fraldinha na panela de pressão: a fraldinha é uma carne bem curinga, porque serve para fazer um grande número diverso de pratos. No caso desse, em específico, você vai pegar a peça da carne com tomate, cebola, pimenta do reino e outros temperos e deixar cozinhar até chegar ao ponto certo.

6. Contra filé ao molho de mostarda: se tem uma combinação perfeita é a da carne bovina com mostarda. Se adicionar ainda um creme de leite com outros temperos, fica melhor ainda. Receita que só de lê já te dá fome imediata.

7. Filé ao vinho com nhoque de batata doce: para fazer o nhoque é preciso ter um pouco de habilidade na cozinha, o ideal é que ele seja artesanal mesmo, feito na hora. Até porque não é simples achar um de batata doce pelos mercados. Junto com o filé, o sabor fica inconfundível.

8. Filé à parmegiana: a tradicional parmegiana não pode faltar no almoço de domingo. E a receita é bem simples para quem nunca fez uma. Só empanar no ovo e farinhas de trigo e rosca, fritar e depois adicionar o queijo, o molho e levar ao forno até derreter. Uma maravilha!

9. Rocambole de carne moída: outra receita do também conhecido lombo falso, só que agora com recheio mas elaborado. Linguiça, bacon, queijo. Só amor em um prato tão delicioso. Faz daquele mesmo jeito, enrola tudo e põe no forno. Depois é só se deliciar..

10. Peito de boi com arroz e grãos: receita muito gostosa e com temperos sensacionais. Cebola roxa, açúcar mascavo, ketchup, mostarda, manjericão. Para quem gosta de um agridoce, esse prato é uma excelente pedida. Além de ser bem simples de ser feito, só por na panela de pressão.

Receitas com frango

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

FOTO: REPRODUÇÃO / AQUI NA COZINHA

11. Frango assado com legumes e bacon: feito com as partes mais saborosas do frango, a coxa e a sobrecoxa, esse prato é bem simples. Primeiro doura as partes da carne com bacon e depois é só adicionar os legumes e levar ao forno por um tempo.

12. Filé de frango com molho de mostarda: filé de frango é sempre uma opção muito apetitosa, além de ser mais saudável que outros tipos de carne. O molho de mostarda é feito com o grão dela, creme de leite, manteiga e cebola. Fica uma delícia!

13. Escondidinho de frango com purê de batata: fazer um escondidinho em um almoço de domingo é uma opção bem original. Normalmente, ele fica para jantares românticos, ou encontro de amigos. Objetivamente, é só fazer um purê de batatas com frango desfiado e queijo em cima para dar aquela crocância.

14. Frango com creme de milho: um clássico da cozinha brasileira é o frango com creme de milho, não existe combinação mais perfeita para esse tipo de carne do que essa. Capricha no tempero do peito de frango para que o sabor entre ele e o creme dê certo.

15. Frango com legumes: um refogadinho bem rápido para o almoço de domingo. Pique tomates, cebolas, alho, abobrinha, salsinha e tempere o frango com sal e pimenta do reino. Coloque tudo na panela e está pronto.Fácil, prático e uma delícia.

17. Frango xadrez: o tradicional prato oriental ganha ares brasileiros nessa receita. Além do shoyu, mostarda, suco de limão e pimentões, nessa receita você põe brócolis e até amendoim torrado. Fica uma mistura de sabores fora do comum na sua boca.

18. Frango à pizzaiolo: esse prato é quase uma parmegiana, com a diferença que ele não é empanado e em cima do frango vai tomate com orégano. Fica uma delícia, e é muito tranquilo de ser feito. Primeiro você frita o filé e depois leva ao forno com os ingredientes finais.

Receitas com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA VIBRANTE

19. Espaguete com peixe empanado: nessa receita, você vai usar o espaguete já pronto mesmo, com manjericão e um molho de tomate caseiro. Depois é só temperar o peixe, empanar e fritar. Com o macarrão pronto, coloque a carne junto e sirva essa delícia para os seus convidados.

20. Camarão com creme de abóbora e leite de coco: camarão é um fruto do mar que precisa de vários cuidados antes de ser feito. A dica é procurar por conteúdos que ensinem isso antes de começar a fazer. A receita é bem simples, faz um purê de abóbora e depois refoga o camarão e está pronta.

21. Filé de peixe crocante: um filézinho de peixe bem crocante é ideal para o almoço de domingo, mas para ele sair daquele jeito sensacional, é preciso ter certa experiência na cozinha. O jeito de fazer o prato é bem simples, o problema é acertar no ponto.

22. Filé de atum assado no forno: atum, limão, alho, gengibre e temperos verdes fazem dessa receita uma das mais gostosas de toda essa lista. É só marinar o peixe com todos os ingredientes e depois levar ao forno, fica realmente muito bom.

23. Peixe ensopado: mais um clássico para o almoço de domingo é saber fazer um belo de um peixe ensopado. Tempere bem a carne e refogue os pimentões, cebola e tomate. Depois é só cozinhar o peixe e essa delícia vai estar pronta.

24. Peixe com castanha e maçã: receita mais inovadora, mas não menos gostosa que as outras. Primeiro você vai fazer o peixe com as castanhas e um tempero muito gostoso e depois é só preparar o purê de maçã para comer junto com essa iguaria.

Receitas com porco e cordeiro

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

FOTO: REPRODUÇÃO / MEL E PIMENTA

26. Carré de cordeiro e batata com creme de gorgonzola: fazer um bom carré de cordeiro é bem complicado, mas não custa nada se arriscar um pouco na cozinha, não é mesmo?! Esse é acompanhado por uma deliciosa batata com creme de gorgonzola.

27. Costelinha de porco assada: o segredo da costelinha de porco é o tempero. E no caso dessa vai ter sálvia, alecrim, manjerona, sal, pimenta, alho e suco de limão. Ou seja, uma delícia de sabores que vai entrar pela sua boca. Fique atento ao ponto da carne.

28. Ninhos recheados com presunto e queijo: receita super simples de ser feita com macarrão ninho recheado de presunto e queijo. Tudo é feito ao forno, inclusive o cozimento da massa. Não tem erro, só seguir o modo de preparo que vai dar certo.

29. Filé mignon suíno estilo oriental: as receitas orientais com carnes mais tradicionais ao paladar do brasileiro normalmente são feitas picadinhas. Essa é mais uma delas, um filé de porco com vários legumes picados. Simples e delicioso para um almoço de domingo.

30. Filé suíno ao molho de amoras: o sabor agridoce é para poucos paladares, mas é uma delícia. Se você não gosta, poderia experimentar mais pratos para saber como fica apetitoso. Um bom teste é com esse maravilhoso filé suíno com molho de amoras.

31. Costelinha de porco na panela de pressão: costelinha cozida na panela de pressão e bem temperada é uma opção perfeita para o almoço de domingo. Shoyu, azeite, sal, mostarda, alho e pimenta dão o sabor que essa iguaria precisa ter para ficar imperdível.

32. Lombo de porco: o lombo é a parte mais nobre da carne de porco e essa receita pode ser feita em um almoço de domingo, ou ceia de ano novo e também Natal. A carne é temperada com espumante, whisky e até melado. E pode acreditar que fica uma delícia.

33. Bisteca na panela de pressão: para quem gosta de carne de porco, a bisteca é sempre uma excelente escolha. Cozidinha com aquele tempero simples e prático, melhor ainda. Fácil de fazer, barata, rápida e extremamente apetitosa.

Massas para almoço de domingo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

FOTO: REPRODUÇÃO / TEMPERO ALTERNATIVO

34. Lasanha bolonhesa: a tradicionalíssima lasanha bolonhesa feita com massa pré-cozida é bem simples de ser feita. Além da tradicional carne moída com molho de tomate, também tem muçarela e até peito de peru para dar um sabor especial ao prato.

35. Lasanha abobrinha: para quem curte uma receita mais original, essa lasanha é a solução. Feita com cream cheese e molho pesto, o sabor da abobrinha dá um up e fica maravilhosamente gostoso. Prato com algumas dificuldades, mas uma delícia para o almoço de domingo.

36. Lasanha de tomate seco: o sabor forte do tomate seco é harmonizado com o creme de ricota para deixar a lasanha com o sabor correto, sem exageros. Para melhorar, ainda tem parmesão ralado manjericão e requeijão. Só de ver a foto já vai te dar fome.

37. Lasanha de frango: o diferencial dessa receita de lasanha de frango é que ela é feita com massa de pastel, o que dá um sabor bem diverso ao prato. Feito com creme de leite e molho de tomate, é quase um estrogonofe, ou seja, delicioso.

38. Lasanha de porco com cerveja: cerveja cai bem com quase tudo, né gente? E na carne de porco ela tem um papel especial ao produzir um sabor no ponto certo, nem tão forte, mas também nem tão fraco. Nesse prato você vai usar o pernil e a cerveja escura de preferência.

39. Lasanha 4 queijos: cheddar, gorgonzola, parmesão e mussarela. Já deu água na boca só de falar desse quarteto fantástico, né?! Imagina isso tudo em uma lasanha para lá de especial com molho branco? Pois bem, essa receita é para comer de uma vez só.

40. Lasanha de presunto e queijo: receita bem simples de ser feita, com poucos ingredientes, para agilizar o almoço de domingo sem perder o sabor especial da comida bem feita. Molho de tomate, temperos, massa, presunto, queijo e o prato está pronto.

41. Nhoque de batata: aprender a fazer um bom nhoque de batata caseiro não é fácil, mas depois de pronto, você vai entender como o sabor faz total diferença ao comer. É preciso estar atento ao modo de preparo e aos prazos para deixar a massa bem gostosa.

42. Nhoque de mandioquinha: nem só de batata vive o ser humano, mas de mandioquinha também. Nessa receita você vai aprender a fazer a massa fresca e um recheio de ragu de fraldinha delicioso com alho, cenoura, salsão, tomate, louro e até vinho tinto seco.

43. Nhoque de ricota com espinafre: para quem é mais fitness, ou prefere uma comida menos pesada, esse nhoque é a solução para o almoço de domingo. O molho de tomate é natural, feito com páprica e creme de leite e a massa é de ricota com espinafre, uma delícia.

44. Macarronada de abobrinha: outra receita bem saudável para você arrasar no almoço de domingo, o único problema é o uso do molho de tomate pronto que dá uma elevada boa no sódio. Mas o recheio de abobrinha com ricota fica bem gostoso.

45. Macarronada com fettuccine Barilla, molho de frango e alcachofra: um fettuccine para você que entende de alta culinária, com muitos ingredientes, temperos e até opções adicionais como a alcachofra em conserva. É um grande prato que pode servir até seis pessoas.

46. Macarronada de frango com catupiry: delicioso espaguete feito com peito de frango desfiado, catupiry e azeitona para dar um toque de sabor especial. É só refogar o frango com os temperos, adicionar o queijo e o prato vai estar pronto para ser devorado.

47. Macarrão de forno com presunto e queijo: o macarrão de forno é algo bem fácil de ser feito e que fica incrivelmente gostoso. Essa é feito, por exemplo, apenas com presunto, muçarela, creme de leite, queijo ralado, molho de tomate e orégano.

48. Espaguete à bolonhesa gratinado com molho branco e queijo parmesão: receita muito bem elaborada com um misto de temperos que deixa o sabor bem especial, a questão é saber usar bem todos esses ingredientes para não exagerar na dose.

Feijoada

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

FOTO: REPRODUÇÃO / COZINHA DAL BO

49. Feijoada: uma feijoada feita com lombo, bacon e linguiça para você que não gosta de comer as partes mais exóticas do porco. Todo o sabor do feijão misturado a essas carnes e outros temperos como couve, cebola e alho. Além das tradicionais laranjas em rodelas, é claro!

50. Feijoada completa: para você que não se importa com as partes mais exóticas da carne de porco, essa é a melhor feijoada que vai comer em toda a vida. Acompanhada de um molho especial de pimenta, farofa e banana à milanesa, o sabor é fora do comum.

51. Feijoada de camarão com feijão branco: uma deliciosa e diferente receita de feijoada é essa feita com feijão branco e camarão. O alho poró e o coentro dão o sabor especial ao prato, conjuntamente com os já tradicionais cebola e alho.

52. Feijoada branca de frango: outra feijoada branca, agora feita com carne de frango. Linguiça, coxinha e peito de frango dão o sabor especial a essa receita simples e fácil de ser feita. É preciso só ter cuidado para chegar no ponto certo do feijão.

53. Feijoada carioca light: quem disse que não existe feijoada light? Existe sim, senhor. E essa é feita com peito de boi, carne seca, pernil e até alguns pedaços de calabresa. Para o tempero, louro, alho, cebola e sal dão o toque especial ao prato.

Acompanhamentos para o almoço de domingo

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

FOTO: REPRODUÇÃO / SEGREDOS DA TIA EMILIA

54. Arroz à grega: o famoso arroz à grega é um excelente acompanhamento para o almoço de domingo. Temperado com alho, sal e cebola, você vai adicionar pimentão, cenoura, passas e até mesmo presunto e queijo parmesão. Essa mistura fica uma delícia.

55. Abobrinhas recheadas com arroz à grega: e que tal fazer a receita do arroz à grega dentro de uma abobrinha especial para deixar o almoço de domingo mais requintado, bonito e apetitoso? Essa receita te ensina como fazer isso da melhor forma possível.

56. Arroz Biro Biro: o arroz biro biro é bem simples de ser feito. Ele é com bacon e ovo, basicamente. Então é só preparar esses dois ingredientes e depois adicionar o arroz que fica tudo certo, pronto e gostoso. Coloque uma batata palha para finalizar.

57. Arroz de forno: essa delícia é perfeita para um bom almoço de domingo. É só por o arroz cozido na travessa e adicionar os ingredientes. Por fim, você põe o queijo ralado e leva para assar por alguns minutos. Muito simples e fica uma delícia.

58. Arroz de forno com linguiça, presunto e queijos: outra receita de arroz de forno feita basicamente como a anterior, apenas com o adicional de presunto, linguiça e mais tipos de queijos. O sabor fica muito bom também e serve não só como acompanhamento, mas prato principal também.

59. Farofa crocante: nada como uma farofa bem feita para um almoço de domingo de respeito, não é mesmo?! Nessa receita bem simples, você adiciona calabresa e ovo à farinha de milho e tudo fica bem gostoso e perfeitamente acompanhado.

60. Batata com ervilhas na manteiga: a batata é o principal acompanhamento entre todos os que existem no mundo inteiro. Essa feita na manteiga com ervilhas, então, fica maravilhosa com quase todo tipo de comida. Super simples e uma delícia.

61. Polenta: a famosa polenta é uma receita muito fácil de fazer. Você usa apenas farinha de milho, água, sal, manteiga e queijo ralado. Depois é só preparar de acordo com o que o site ensina e ela vai estar pronta para ser devorada no seu almoço de domingo.

62. Arroz de cogumelos Paris: os cogumelos Paris são bastante saborosos, mas devem ser preparados apenas por aqueles que gostam desse tipo de comida exótica e saiba fazer da maneira certa. É um pouco complicado prepará-lo, mas os demais ingredientes são super fáceis de trabalhar.

63. Purê de mandioca (aipim, macaxeira): um purê tradicional só que feito com mandioca no lugar da batata. VocÊ vai usar leite, manteiga e sal. Muito simples e rápido para garantir um acompanhamento delicioso ao seu almoço de domingo.

64. Maionese de batata: por fim, a mega tradicional maionese de batata. Você pode por milho como adicional, caso goste, mas ele não é necessário à receita. É bem simples, só fazer a maionese e depois juntar a batata cozida que está pronto.

Risotos

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

FOTO: REPRODUÇÃO / DEDO DE MOÇA

65. Risoto de filé mignon: essa receita já é uma delícia por ser de filé mignon e fica melhor ainda pelo seu adicional de shitake que dá um sabor todo especial para a comida. Resta saber preparar bem o cogumelo para que ele não fique fora do paladar desejado.

66. Risoto primavera: o risoto primavera além de lindo, é uma delícia para comer. São vários ingredientes que dão a cor ao prato. Cream cheese, vinho branco, cebola, abobrinha, tomate, cenoura e até alho poró. Fica realmente muito apetitoso.

67. Risoto de tomate com abobrinha: esse delicioso risoto de tomate é um desafio para quem gosta de se arriscar na cozinha. Isso porque fazer um risoto já é difícil, deixar o sabor do tomate em um ponto perfeito, também é. Mas se sair da forma correta, é de repetir o prato.

68. Risoto de abóbora com gorgonzola: gorgonzola é um queijo muito forte que cai bem em comidas que aceitem esse poder todo dele e o risoto é um desses pratos. A abóbora ajuda na quebra do sabor forte do queijo e mantém o prato essencialmente harmônico.

69. Risoto de frango com queijo coalho: um risoto feito com bastante ingredientes para você apurar os seus conhecimentos em culinária. São muitos elementos que compõe o sabor e a cor do prato, por isso é preciso ficar bastante atento para não cometer erros.

70. Risoto de salmão: um delicioso prato para o almoço de domingo é esse saudável risoto de salmão. Bem temperado para deixar a carne com um sabor especial, o arroz leva até raspas de limão para dar uma acidez precisa ao paladar.

71. Risoto de carne seca com cerveja preta: outra delícia culinária para o almoço de domingo é esse prato feito com carne seca e perfeitamente temperado com cerveja preta. O açafrão, o cominho e o cheiro verde dão um toque especial.

72. Risoto integral: para quem é mais light, o risoto integral é a solução. Feito de abobrinha com limão siciliano, ele é bem temperado com cebola e vinho branco. O cream cheese deixa o sabor um pouco mais forte para garantir a força do prato.

73. Risoto de açafrão com calabresa: o açafrão dá uma cor incrível ao prato e que combina perfeitamente com a calabresa picada. O sabor, então, é melhor nem falar que já dá água na boca. Para fazer é bem simples, basta temperar direitinho o prato e botar o risoto para funcionar.

74. Risoto de cupim: para terminar a família dos risotos, um feito com sabor bem especial devido à força do cupim, uma parte especial da carne de boi. O vinho, sempre presente, ajuda na composição do paladar e deixa o prato incrivelmente gostoso.

Receitas vegetarianas

Foto: Reprodução / Gordelícias

FOTO: REPRODUÇÃO / GORDELÍCIAS

75. Lasanha integral de brócolis e tofu: essa deliciosa lasanha de brócolis com tofu é feita em várias partes. A primeira é o molho branco com leite de amêndoas, depois vem o brócolis refogado com alho e o tofu amassado com orégano e manjericão.

76. Palmito gratinado com cream cheese: o palmito é uma iguaria que sozinho já tem um sabor todo especial, fazer um almoço de domingo vegetariano com ele de prato principal, fica melhor ainda. A pimenta do reino, o parmesão e o cream cheese deixam o paladar ainda mais apurado.

77. Massa com provolone e brócolis: esse penne integral com provolone e brócolis é de pedir bis várias vezes. A mostarda Dijon dá um toque bem bacana ao prato, por deixar o sabor bem presente e intenso. O queijo ralado por cima perfeito para finalizar.

78. Quibe assado de berinjela: esse quibe é simplesmente maravilhoso e muito fácil de fazer. Ele fica bem temperado com o limão, a cebola, o alho, o cheiro verde, a pimenta e a hortelã desidratada. Para melhorar, todo o sabor da berinjela como personagem principal dessa iguaria.

79. Estrogonofe de berinjela: mais uma receita para os amantes da berinjela bem feita. Muito simples de fazer, um estrogonofe normal, só que ao invés do frango, pedaços de berinjela picados e deliciosos com muito tempero e sabor incrível.

80. Batata cremosa ao forno: essa batata cremosa é de deixar qualquer um aguando de fome. Ela é feita com creme de leite, leite de coco e de vaca, além de parmesão e muçarela para polvilhar. O tempero fica por conta do cheiro verde, da cebola e do alho.

81. Estrogonofe de palmito: mais um delicioso estrogonofe, só que agora de palmito com várias especiarias, como alho, cebola, mostarda, salsinha. Além de um incremento maravilhoso que é o cogumelo champignon. Fica delicioso para um almoço de domingo.

82. Bolo de carne vegano: por fim, um apetitoso bolo de carne vegano feito com grão de bico e muito bem temperado. Cebola, cenoura, alho, tomate, linhaça, soja, ervas, mel, shoyu, páprica e azeite dão o tom a essa deliciosa receita.

Com essas mais de 80 opções, você não tem desculpa mais de repetir sempre o mesmo prato no almoço de domingo. Dá para preparar uma em cada semana que você tem receita para quase dois anos. Então, está esperando o quê? Comece já a experimentar suas novas delícias culinárias e conte para a gente como foi a experiência nos comentários aqui abaixo.


COMENTÁRIOS