Caixa libera calendário de pagamento do saque emergencial do FGTS

Depósitos serão de acordo com o mês de nascimento do trabalhador


Correio do Estado

Caixa Econômica libera consulta ao saldo do FGTS - Bruno Henrique

 consulta de valores para o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de serviço) começa nesta segunda-feira (15), para contribuintes que tenham conta ativa ou inativa no fundo. A informação foi disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, que delimitou ainda que o pagamento será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e no valor máximo de R$ 1.045,00. 

O novo saque foi previsto por meio da Medida Provisória nº 946, publicada no dia 17 de abril, que prevê o auxílio aos trabalhadores que precisam de uma renda extra devido ao impacto econômico da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Entre as novidades, está o saque 100% digital com crédito automático em Conta Poupança Social Digital Caixa, aberta pela Caixa para todos os trabalhadores com direito ao Saque Emergencial, para movimentação via APP Caixa Tem. A poupança simplificada não terá tarifas de manutenção e conta com um limite mensal de movimentação de R$ 5.000,00, sendo que a movimentação será toda por meio do aplicativo da Caixa. 

A partir do dia 19 de junho, os trabalhadores vão poder utilizar o app da Caixa para consultar o valor do saque, acessar a data em que será creditado, optar por não fazer o saque e solicitar o desfazimento após o crédito automático. Os trabalhadores também poderão consultar o valor do saque emergencial disponível e a data em que o valor será creditado na poupança digital pelo site oficial, pelo número de telefone 111.

Pagamento

Os pagamentos serão efetuados a partir do dia 25 de julho, para trabalhadores nascidos no mês de janeiro. O calendário prevê que os nascidos em fevereiro receberão no dia 8 de agosto, enquanto os de março, no dia 22 de agosto. Já os aniversariantes de abril terão o direito de sacar o benefício em 5 de setembro, enquanto os de maio, no dia 19 de setembro. Para os aniversariantes do mês de junho, o pagamento ocorrerá apenas em 3 outubro. Por fim, para os nascidos no mês de julho e agosto, o benefício será disponibilizado em 17 de outubro, enquanto setembro e outubro, poderá sacar em 17 de outubro. Encerrando, os aniversariantes do mês de novembro e dezembro sacarão em 14 de novembro. 

APP

Logo após o crédito dos valores pelo App Caixa Tem será possível utilizar o dinheiro em mais de 9 milhões de maquininhas de cartão em todo o país para compras em supermercados, padarias, farmácias, etc, além de realizar em sites na internet, com uso do cartão de débito virtual, pagar contas de água, luz, telefone, gás, além de boletos em geral, emitidos por qualquer banco.

O dinheiro poderá ser sacado em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa ou nas unidades lotéricas, sendo possível ainda transferir os recursos para contas de qualquer banco, sem custo.

Caso não haja movimentação na conta poupança social digital até 30/11/20, o valor será devolvido à conta FGTS com a devida remuneração do período, sem nenhum prejuízo ao trabalhador.


COMENTÁRIOS