Qual é o teu impossível mesmo? Por Tiago da Silva Vasques

No dia 1 de Setembro, comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. E isto me fez refletir. E quero partilhar aqui essa reflexão.



No dia 1 de Setembro, comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. E isto me fez refletir. E quero partilhar aqui essa reflexão...

Estava pensando aqui, Quando eu tinha 9 anos de idade, me decidi por cursar Educação Física.  12 anos depois dessa decisão, Estava eu com 21 anos de idade realizando o meu sonho de criança.

Qual? Tornar-me um Profissional de Educação Física e porque não dizer um Profissional do Esporte. Ainda hoje às vezes, fecho os olhos e recordo daquele dia inesquecível que vivi. Que dia Tiago? O dia 15 de dezembro de 2006, uma noite quente de terça feira, a minha colação de grau. As emoções daquele dia foram muitas naquela noite. Porque? Como um presente de Deus fui escolhido para ser o Juramentista da minha Turma.

Nossa, Quanta honra! Lembro que uns 7 meses antes daquele momento importante para mim ocorrido na minha colação de grau, recebi um carinho de Deus, em maio daquele mesmo ano, fui escolhido pelo Curso de Educação Física da Unigran/Dourados - MS - Para carregar e acender a Pira Olímpica da 12° Oligran - Olimpíadas Interna da Unigran.

Naquela ocasião, a renomada Universidade completava 30 anos de história e eu? Destacava-me nacionalmente como Para-atleta representando o município que eu residia naquela época, a instituição que eu estudava e o Estado de MS compondo a vitoriosa equipe de atletas do CAIRA - Centro Arco-íris de Reabilitação Alternativa de Campo Grande.

Voltando um pouco no dia da minha colação de grau. Me vem a mente, que o local do evento estava completamente lotado e quando fui receber o meu diploma, ao me virar para o público e para os colegas de turma, todos que ali estavam me aplaudiram de pé.

Confesso que não esperava isto. Mas Naquele instante, uma grande emoção tomou conta de mim e invadiu o meu coração e comecei a "suar" pelos olhos! Tamanha foi a minha emoção. Por que? Somente eu e a minha família, sabíamos das lutas que tivemos e o quanto foi suado e sofrido chegar até ali. Ao término do Juramento da Turma, novamente fui aplaudido. E então um sentimento imenso de gratidão adentrou o meu coração. Gratidão Sim! A quem? A Deus, a minha família, aos mestres, a Unigran, ao esporte, aos verdadeiros amigos e a tudo que eu estava vivendo até alí. E as emoções? Ah, elas continuaram... No dia 19 de dezembro daquele inesquecível ano de 2006, Chegou o dia da festa de formatura.

Outra ocasião muito importante. Por que? Porque alí, fechava-se um ciclo de muita luta porém, muito vitorioso. Um filme passou na minha cabeça. Afinal, 12 anos antes daquele dia de verão,  (também uma noite de terça feira).  Onde eu era apenas um menino de 9 anos de idade, na noite da minha formatura, eu me via como um homem, concretizando um de meus grandes sonhos. Me formar e me tornar um Professor e/ou um Profissional de Educação Física e do Esporte.

Pois é, terminei aquela noite memorável! Como? FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA! Quando lá em dezembro de 2002, prestei o vestibular para então o que viria ser no futuro (hoje) - a minha PROFISSÃO, lembro das muitas "negativas" que ouvi.

O que eu escutava? Coisas como: Educação Física? Você está louco? Por que não faz Contabilidade? Administração? Você não vai conseguir se formar não.

Afinal, você é deficiente físico. Você formar em Educação Física, me desculpa... Mas, isso é impossível! Pois bem... Você que está lendo esse "TEXTÃO" Deve estar se perguntando: Ninguém te incentivou? SIM! Muitas pessoas me incentivaram. Quem? Deus, minha família e os meus verdadeiros amigos! Ah, no decorrer do curso, escutei também, algo do tipo: "O Tiago não serve para ser um professor de Educação Física e não será?" É meu amigo (a), até isso eu escutei. E também passei por preconceito até mesmo depois de um tempo de formado e trabalhando. Nesta ocasião, "duvidaram" da minha capacidade e competência como profissional.

Eu me abalei? NAO! Como não? Simples: Graças a Deus que é mais e bem maior que tudo e é presente na minha vida. E graças a minha amada família que é a minha base. De lá para cá muita coisa boa me aconteceu. O que? Dentre elas, está: A escrita de um livro que relata a história da minha vida. Há 1 ano lancei o meu livro - "Tudo é uma questão de Adaptação - Uma jornada de superação por meio do esporte e da fé" - E você não sabe da maior.

Quando eu estava na faculdade, um professor e um grande amigo meu me disse que eu deveria escrever um livro. E no ano passado, retornei a faculdade e entreguei o meu livro a este professor. E a emoção? Foi grande de ambas as partes.

Antes de terminar a visita que fiz a UNIGRAN, fui até a sala do coordenador do curso e entreguei um livro meu a ele. E o meu coração encheu-se de alegria, quando escutei algo mais ou menos assim: "É, Tiago... Realmente, você é um orgulho para a UNIGRAN. Parabéns!" E eu fiquei como? "Eu ganhei a noite naquele dia! "Hoje há 35 anos sou deficiente físico, há 14 anos sou Professor/Profissional de Educação Física, há 11 anos Pós graduado, há 10 anos escritor, há 8 anos colunista, há 14 anos pregador e palestrante motivacional. Finalizo minha fala, respondendo a pergunta daquele cidadão - "Educação Física? Você está louco?!" Não meu amigo! "Louco eu estaria e/ou seria, se não tivesse cursado e concluído o curso de Bacharel em Educação Física!".

Atualmente sinto-me feliz e Abençoado por Deus, por ser quem eu sou, por ter o que eu tenho, conquistar o que conquistei até aqui e principalmente por ter QUEM eu tenho ao meu lado. Deus, minha Família e os meus verdadeiros amigos! Uma só palavra resume o meu sentimento: GRATIDÃO! Uma "Negativa" deve ser a nossa maior motivação.

"Para Deus nada é impossível. Tudo é possível ao que crê! E na vida,  Tudo é uma questão de Adaptação. Acredite!"

Tiago da Silva Vasques
Professor, escritor, autor e palestrante motivacional
Dourados/Campo Grande - MS.


COMENTÁRIOS