Desmatamento no Pantanal contribui para redução da população de arara-azul, alerta estudo


Midiamax

Árvore que a arara-azul utiliza para fazer seu ninho está desaparecendo do Pantanal. (Foto: Divulgação)

Estudo desenvolvido por pesquisadores da  (Universidade Federal de ) em parceria com o Instituto Arara-Azul, mostra que o desmatamento no  está prejudicando a preservação da arara-azul, um dos maiores símbolos da fauna pantaneira.

Conforme a professora do Instituto de Biologia da UFMS, Letícia Couto Garcia, o problema é a redução da presença de espécies que servem como ninho e alimento dessas aves. É o caso da sterculia apetala, o manduvi, pois “é a espécie escolhida em 90% das vezes pela arara-azul para nidificar, para cavar o buraquinho e fazer seu ninho. Está ocorrendo o declínio populacional dessa espécie e isso provavelmente vai afetar a população das araras-azuis”, explica a pesquisadora.

Além do manduvi, outra espécie essencial para a sobrevivência da arara-azul, a attalea phalerata, palmeira conhecida como acuri, também está sofrendo com o avanço do desmatamento no . Enquanto o manduvi é a casa da arara-azul, a acuri é a principal fonte de alimentação da ave. “Cerca de 94% das vezes que ela se alimenta é dos frutos da acuri, a attalea phalerata, que é uma palmeira. Então, a arara-azul é muito dependente dessas duas espécies de vegetais”, destaca Letícia.


COMENTÁRIOS