Diabéticos podem consumir frutas?



As frutas em geral são fontes de fibras, minerais, antioxidantes e compostos fenólicos, que podem reduzir os lipídios séricos e danos oxidativos, diminuir a pressão arterial e melhorar o controle do diabetes. Não há fruta proibida para quem tem diabetes. 

No entanto, as frutas proporcionam em sua composição frutose e outros açúcares, que chegam rapidamente na corrente sanguínea sangue, podendo elevar a insulina. Então o consumo deve ser moderado e deve estar incluso no total de carboidratos do plano alimentar do paciente diabético. 

As frutas, apesar dos açúcares que contêm, junto com vegetais e grãos integrais, sua recomendação é consumir diariamente, para manter a saúde e proteger contra doenças como câncer, doenças cardiovasculares e até mesmo a diabete. Assim, o consumo deve ser variado e diário, seguindo a mesma regra da alimentação balanceada. Quanto mais colorido o cardápio, melhor.

Vale esclarecer que a seleção de frutas de baixo índice glicêmico foi considerada como a hipótese de aumentar os benefícios e reduzir a resposta glicêmica geral. Em relação a quantidades, para atingir as necessidades diárias de vitaminas e minerais, os diabéticos devem consumir o mínimo de duas a quatro porções de frutas, pelo menos uma rica em vitamina C (frutas cítricas). A recomendação é preferir frutas em geral, com casca e bagaço sempre que possível. Procure consumir acompanhadas com alimentos ricos em fibras (aveia, farelo de trigo, linhaça, chia e oleaginosas), pois essa associação retarda a absorção do açúcar da fruta. 

Recomenda-se também o consumo de 1 porção de fruta por vez, que, de forma simplificada, funciona nas seguintes quantidades: 1 unidade média de frutas inteiras, (como maçã, banana, laranja, tangerina e pera); 2 fatias finas de frutas grandes (como melancia, melão, mamão e abacaxi); 1 mão cheia de frutas pequenas, dando cerca de 8 unidades de uvas ou cerejas, por exemplo; e por fim, 1 colher de sopa de frutas secas, como uva passa, ameixa e damasco.

No mais, entre o alimento in natura (fruta) e a bebida feita com ele (suco), sempre prefira a fruta. A fruta em si carrega uma boa quantidade de fibras, não deixando a glicose aumentar de maneira rápida na corrente sanguínea. No preparo do suco as fibras acabam indo embora. Não que não possa tomar suco de frutas, é só não exagerar na quantidade!

*Mestranda do Programa de Alimentos, Nutrição e Saúde - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Grupo de Pesquisa em Biologia Aplicada à Saúde - UFGD, Especialização em Nutrição Esportiva pela faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - FAESI e Pós-graduação em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia pela Faculdade Ingá- Maringá (PR). Escreve para o Dourados News. 


COMENTÁRIOS