20 ANOS – Evangelizando com a própria vida, por Tiago da Silva Vasques



"Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?”. “Eu estarei contigo – res­pondeu Deus –; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha.” (Êxodo, 3. 10-12).           

Queridos amigos leitores. A Paz de Jesus Cristo e o Amor de Maria Santíssima para todos nós. Há 20 anos Deus me permite evangelizar com a minha própria vida.

Em maio do ano 2000, tive o meu primeiro encontro pessoal com Jesus Cristo. Este, aconteceu por meio de um encontro chamado “Despertar para Jovens” Um encontro realizado em Laguna Carapã – MS, na paróquia Cristo Rei, pertencente a diocese de Dourados.  

A partir deste encontro, comecei uma nova vida em Cristo Jesus e dei início ao meu chamado, caminhar e missão como cristão católico.

Após este encontro, comecei a participar do grupo de jovens existente naquela época na referida paróquia. O grupo de jovens – NERAC – Nós Estamos Reunidos no Amor de Cristo.

Neste grupo permaneci por cinco anos e nele descobri o meu potencial para ser um líder, fiz parte do ministério de musica descobrindo desta maneira, o dom de cantar podendo desta forma evangelizar por meio da música.

 Depois da minha saída do referido grupo, fui convidado para participar da SEPAJU – Secretaria, Paroquial da Juventude, existente na paroquia daquela localidade.

Enquanto fui parte da referida secretaria paroquial juvenil lagunense, foi possível exercitar o potencial de liderança que carregava dentro de mim. A minha permanência na SEPAJU, foi de apenas um ano.

Certamente, foram 365 dias de muitos desafios e inúmeros aprendizados.

Logo depois de ter deixado a referida secretaria, fui convidado para ser parte de uma equipe de formação responsável por ministrar encontros despertar por toda a diocese de Dourados.

Ao ingressar nesta equipe, pude realizar um dos meus sonhos, ser parte atuante na verdade – de uma família, chamada Mensageiros de Cristo.

Nesta família atuei como cantor, palestrante motivacional e pregador.

Há exatos 15 anos ministrei a minha primeira pregação. Essa, aconteceu no dia 31 de março de 2006, onde realizou-se naquela ocasião e na cidade de Ivinhema, um encontro despertar para jovens, ministrado por nós - os mensageiros de Cristo nas dependências da APAE para os jovens daquela localidade.

Portanto hoje celebro 15 anos que atuo como um palestrante motivacional e um pregador da Palavra de Deus.

Deste modo, daquele dia até o presente momento, Deus vem me agraciando com o privilégio de evangelizar o meu próximo e os meus ambientes com a minha própria história de vida e testemunho de fé.

Por isto, o dia de hoje para mim é muito importante, celebrativo e de muita gratidão. Isto mesmo! Gratidão a Deus.  

Por que? Por ter me dado o dom da Palavra eou da pregação para que eu pudesse de lá para cá, ser e agir como uma ferramenta eficaz de evangelização nos meus ambientes e para os irmãos por meio da minha vida e testemunho desta fé que me move e me faz ver que sou capaz.

Pois Deus usa-me como instrumento Dele e faz essa evangelização acontecer diariamente.

Registro aqui a minha gratidão a Deus, ao Padre Aberto Wiese, ao amigo Jardel Pesarico e aos demais integrantes da extinta equipe de formação Mensageiros de Cristo, que foram a voz, os olhos e o agir de Deus que me fizeram enxergar e perceber que eu deveria já naquela época, deixar-me conduzir por Ele, a fim de que por meio do meu testemunho de vida e fé, pudesse possibilitar que muitas pessoas conhecessem Jesus Cristo e por Ele se sentisse verdadeiramente amadas.

Recordo-me que fui parte dos Mensageiros de Cristo por três maravilhosos e abençoados anos.

O tempo passou e vivenciei o Cursilho para Jovens, retiro realizado pela diocese do coração, na cidade de Dourados.

E ao viver essa experiencia de fé passei a ser parte do MCCB – Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil. Movimento este, que para mim, é uma grande família que me permite até hoje exercitar a minha fé, aperfeiçoar meus dons e promover assim, a evangelização pessoal e ambiental nos dias de hoje.

Lembro que anos depois de estar inserido no MCC, o nosso bom Deus, deu-me a graça de descobrir que tenho o dom da escrita.

Dom este, que está sendo usado por mim a serviço de Deus e dos irmãos, até o presente momento como uma eficaz fermenta evangelizadora a quem precisa e onde se faz possível e necessário.

 Hoje nasce este artigo em sinal de eterna gratidão a Deus por agraciar-me com estes e inúmeros outros dons que tenho e que com o tempo, irei descobrir ter e como deverei usa-los a serviço de Deus, do próximo e em prol a promoção da evangelização.

Não a graça maior e mais eficaz do que ser um operário e por que não dizer missionário na obra de Deus que evangeliza com o seu testemunho de vida e fé, transmitindo as maravilhas de Deus e a Cristo por onde passa e a quem precisa.

Finalizo este artigo celebrativo e eficaz com a seguinte oração de agradecimento a Deus pela graça dada a mim por Ele – Graça essa, de poder há mais de 20 anos evangelizar por meio do meu testemunho de fé e com a minha própria vida.

“Senhor Deus agradeço-te pelos dons que já tenho e que ainda irei descobrir ter.

Peço-te que me faça usa-los conforme o teu querer, em prol da evangelização e em favor da vida.

 E por fim, permita-me celebrar muitos e muitos anos dedicados inteiramente a ti. Que Tu possas continuar me abençoando e que Maria Tua Mãe, nossa Mãe e Mãe da Igreja, continue nos ajudando a viver, caminhar e realizar eficientemente a nossa missão de cristãos no mundo atual. Grato sou a Ti meu Deus, por estes 20 anos em que graças a ti, estou evangelizando com a minha própria vida. Obrigado. Amém. Assim seja, sempre!

Tiago da Silva Vasques

Escritor, autor, palestrante motivacional e pregador

Campo Grande – MS.  


COMENTÁRIOS