Vinho quente: veja como fazer essa bebida diferente



O vinho quente é uma bebida europeia que se tornou tradicional nas festas de São João. Você pode estar pensando que estamos falando do quentão, mas não, esta é uma bebida diferente. Perfeita para os dias mais frios, essa receita é fácil de fazer e possui uma história bem interessante. 

Origem do vinho quente
No Brasil, o vinho quente já é uma tradição, principalmente na região Sul do país, mas sua origem data do Século II. A bebida foi criada por romanos que esquentavam o vinho para se proteger do inverno. A fama veio após os romanos conquistarem boa parte da Europa no século seguinte. A paixão por vinho quente foi, então, disseminada por vários lugares.

O vinho quente fez ainda mais sucesso na Idade Média. Neste período, os europeus colocaram novas especiarias na bebida. Isso porque acreditava-se que essas especiarias seriam boas para sua saúde. A bebida, no entanto, foi perdendo força na Europa.

Acredita-se que no Brasil a bebida ganhou força por influência da colonização portuguesa. Mas por que nas festas juninas? 

Na Europa, o período em que hoje comemoram-se as festas juninas coincide com o solstício de verão. Esta época é marcada pelo início das colheitas. Por séculos foi um período de muitas comemorações, pois Juno, esposa de Júpiter na mitologia Romana, era homenageada nas chamadas Festas Junônias. 

Com o catolicismo ganhando força, criou-se então o nome de Festas Joaninas, em homenagem ao nascimento de João Batista. O período comemora não só o nascimento de São João como de outros santos católico que datam do mês de junho. Portugal foi um dos primeiros a aderir às novas comemorações e trouxe a tradição para o Brasil no período da colonização.  

Receita de vinho quente
Existem muitos tipos de vinho quente, mas neste texto você vai aprender a receita tradicional.

Ingredientes:1 litro de vinho tinto;
5 colheres (sopa) de açúcar;
1 colher de café de cravo-da-Índia;
1 canela em pau;
Suco de uma laranja.
Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto até levantar fervura. Após a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. 

É possível acrescentar outros ingredientes sem mudar o modo de preparo. Maçãs picadas, abacaxi picado, uva passa são bem-vindos. Também dá para substituir o suco da laranja por laranja em rodelas ou picadas. O limão, o gengibre e pimenta também dão um toque especial à receita.

Há uma série de especiarias que podem contribuir para aguçar o sabor do seu vinho quente. Caso queira fazer a bebida sem álcool, substitua o vinho tinto por suco de uva e pronto.


COMENTÁRIOS