“Ide a José, ele abre portas para o coração de Jesus Menino” por Tiago da Silva Vasques



Caros amigos leitores... A paz de Jesus Cristo e o Amor de Maria Santíssima para todos nós!

Há sete meses Deus me concedeu a graça de conhecer a CCJM - Comunidade Católica Jesus Menino com sede administrativa em Petrópolis – RJ.

A mesma, fundada há 31 anos atrás. Nasceu do coração de Deus por meio da seguinte pergunta feita pelo nosso irmão, o jovem Alexandre: “Moço, você quer ser meu pai?” ao nosso pai fundador Antônio Carlos Tavares de Melo, o Tônio. Ele como um servo obediente e fiel, disse seu sim.

Aí então nasceu a “Jesus Menino – Uma obra de amor e evangelização nascida para gerar vidas.”

Ingressei na comunidade mais precisamente no dia 02 de fevereiro deste ano. O meu chamado para servir a Deus, ao próximo e para evangelizar por meio da Comunidade Católica Jesus Menino, aconteceu da seguinte forma: Estava eu procurando na internet comunidades católicas que eu pudesse me identificar com a intenção de conhecer, apresentar o projeto de palestras e pregações que já há algum tempo realizo e posso dizer também que outro aspecto que levou-me a conectar a referida comunidade, foi o desejo que sempre tive no coração de viver em comunidade, servindo a Deus, evangelizando o meu próximo e os meus ambientes. Realizando assim, conforme o querer de Deus a minha missão de Cristão Católico Apostólico Romano que sou e como um Filho de Deus que se encontra sedento por evangelizar com o seu testemunho de fé e com a sua própria vida.

Logo que encontrei a referida comunidade nas mídias sociais, fiz um contato telefônico e por providencia de Deus, quem atendeu-me foi o próprio fundador. Ao perceber que eu estava a falar com ele, imediatamente falei o motivo do meu contato e aproveitei e disse a ele, sobre o desejo que tinha de viver em comunidade em prol do servir e evangelizar com o meu viver, crendo ser essa a principal missão que Deus me confiou desde a minha concepção até que eu volte para o Pai Celestial.

Foi então que o Tônio, nosso pai fundador me convidou a realizar a partir daquele momento uma experiencia ou melhor um caminho vocacional a fim de conhecer a comunidade e se for da vontade de Deus tornar-me um membro consagrado da comunidade, cumprindo deste modo a vontade de Deus e a missão que me foi confiada.  Ao fazer o convite, o próprio Deus por meio da pessoa do nosso fundador, ao perceber a minha insegurança e também o ardente desejo de viver em comunidade que apresentava, imediatamente ao me ouvir dizer – “Como vou viver em comunidade? isto não é possível! Tônio proferiu a seguinte palavra de ordem da minha vocação ou seja – do meu chamado. Ele me disse assim: “Tiago, a sua vocação não está nas suas pernas e nem mesmo na sua deficiência física. A sua vocação está dentro do seu coração. Dentro de você.” Com isto, posso afirmar que o próprio Jesus Menino conquistou ainda mais o meu coração e a minha vida. Prontamente, respondi sim. E a partir daquele exato instante iniciei o meu caminho vocacional, com a finalidade de cumprir sobretudo o querer de Deus em mim e na minha vida, realizando com alegria, amor, perseverança e muita fé a minha missão.

Lembro-me que conheci pessoalmente a sede da comunidade no dia 20 de maio deste mesmo ano. E ao adentrar a sede da comunidade, fiz a mim mesmo a seguinte pergunta: Senhor, Porque e para que estou aqui? A partir desde meu questionamento Deus começou a trabalhar em mim como vem trabalhando até este momento no qual vos escrevo. Umas das primeiras coisas que percebi é que o viver e conviver em comunidade requer organização, disciplina, obediência, paciência, amor, alegria, falar menos, escutar mais, perseverar sempre, sem nunca desistir, caminhando com esperança e fé. Pude perceber ainda que a Comunidade Católica Jesus Menino é um lugar de paz, cura, luz, alegria, vida e fé, sendo um solo Santo no qual nos deparamos cotidianamente com milagres e a contemplação do próprio Evangelho Vivo de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos acolhe, cuida, ama, chama-nos a viver, servir e a evangelizar celebrando a alegria da vida por meio da missão de ser parte do viver de todas as pessoas especiais que lá estão e dão vida aquela comunidade, transmitido por si só o próprio Jesus Menino misericordioso, vivo  e amoroso que habita em nós e em nosso meio.

Notei que lá é fácil constatar que: “Só sabe o valor da vida quem já passou pela dor. E que é verdade que   inclusão é uma linda forma de amar. Pois ao abrirmos o nosso coração para a vontade de Deus, Ele vem nos ensinar a aprender a viver, amar e ser amado. E no exercício do amor exigente e mutuo é possível ver o quanto somos pequenos diante da grandeza, da misericórdia e do Divino amor que nos envolve. O amor é um sentimento que cura, transforma nos faz evangelizar, gerar vidas e com o nosso testemunho de fé vemos que somos em Deus capazes de ver que não temos defeitos, pois Ele nos faz perfeitos e nos mostra que temos limites e eles existem sim, para serem superados e serem a marca da vitória e do amor de Deus em nossas vidas. Acreditem.” – Neste tempo em que lá estou verdadeiramente posso afirmar e sou prova viva de que: “A nossa vocação não está na nossa limitação. A nossa vocação está dentro de nós.” E que realmente na vida e na missão nem sempre realizamos o que pretendemos. E sim o que Deus quer. Ele faz a obra, a gente aceita e colocamos em pratica, acreditando que o agir de Deus em nós, é sempre o melhor. Eu creio nisto com toda força do meu ser.

            Quando pedimos com fé, Deus nos mostra. Digo isto, porque logo nos meus primeiros dias como um “Jesus Menino” Ele (Deus) me fez enxergar que a nossa primeira vocação é a família. E esta constatação fez com que eu sentisse a vontade de pedir a você que lê essas linhas, o seguinte: Reflita! Se você tiver vocação para o matrimonio, peça a Deus a graça de viver um namoro santo católico com alguém que te ame verdadeiramente e ore com você por um mesmo proposito e queira estar contigo diariamente, te aproximando mais de Deus e te levando a alcançar o Céu, contemplando em tempo oportuno, a plenitude, a felicidade, a luz e a alegria da vida eterna. Particularmente penso eu, que um dia, se for da vontade de Deus e não sei de que forma, irei constituir uma família de acordo com as leis da Igreja. Como? Vivendo todas as etapas de um relacionamento de forma saudável. Um namoro, um noivado e um futuro matrimonio. Porém, se for para que isto aconteça e for para o meu melhor, Deus tudo proverá. E certamente será alguém especial que irá caminhar ao meu lado na missão e na vida. E quem sabe, por que não dizer, se lá for de fato o meu lugar, vivendo o carisma da Comunidade Católica Jesus Menino que acolhe, cuida, ama, serve e com alegria, amor e fé evangeliza e gera vidas.  Afinal: “Evangelizar é gerar vidas para Deus e ganhar almas para Cristo e tudo é possível para quem tem fé”.

           

Algo que tem me encantado e tem sido enriquecedor neste tempo de discernimento na experiencia e no viver do caminho vocacional que ora Deus está proporcionando-me viver, além de todo o conhecimento e aprendizado que venho adquirindo diariamente, é notar que é na alegria do viver em comunidade que o nosso Jesus menino, ensina-nos a compartilhar a beleza da vida e nos mostra o quanto devemos viver intensamente, pois a vida é um sopro e um verdadeiro presente.  Então o convite que o próprio Cristo nos faz é:

“Viva! A hora é agora e o dia é hoje.”

            Hoje percebo que para algumas pessoas o fato de um estar realizando esse caminho vocacional na renomada e abençoada comunidade católica e ainda em terras cariocas, causa um sentimento de “Surpresa” já para mim o sentimento do momento é de gratidão e realização. Por que? Simples. Atualmente o maior sonho, dos muitos que procuro concretizar é: “Com fé, o apoio da minha família, da comunidade que ora sou parte e das pessoas que me amam verdadeiramente pretendo tornar-me um missionário cristão católico, constituir sim uma família, viver uma vida missionária, servindo a Deus, evangelizando a mim mesmo, ao meu próximo e os meus ambientes com o meu testemunho de fé e com a minha própria vida. Abrindo-me cada vez mais para o melhor e o novo de Deus na minha vida.”

Certamente ao meu ver como um membro da CCJM – Comunidade Católica Jesus Menino, o que me leva a querer sim ser parte desta família, é saber e aprender a cada novo amanhecer que viver e conviver em comunidade, apesar das dificuldades que inclusive toda família possui, estar inserido naquele ambiente, exige de nós que amemos e possamos dar um passo de cada vez. Na certeza de que iremos conquistar uma vitória a cada dia e por fim, estaremos abertos para contemplar uma novidade, viver e enxergar o impossível de Deus realizando-se em nossas vidas, vivendo diariamente um imenso aprendizado que levaremos por toda a vida.

Por vezes me pego pensando que “o impossível de Deus” na minha vida hoje é estar na comunidade Jesus Menino.” Pois para viver em comunidade e realizar a nossa missão, exige renúncia de família, projetos e muitas outras coisas.

Mas é como a própria Palavra de Deus diz: “Quem coloca a mão no arado não pode olhar para trás!” E “Só os violentos alcançam o Reino dos Céus.” – (Mt.11-12)  e “Para Deus nada é impossível e tudo é possível ao que crê!” Hoje, graças a Deus lá estou eu feliz e grato por tudo que Ele tem me proporcionado e ainda vai me proporcionar.

Certamente renunciar por Jesus Cristo Menino que habita em nós, é dizer sim a vida e vale muito a pena.

Afinal - É como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração imaginou (Is.64-4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. *” – (1 Coríntios,2-9)

Enfim, repito - sou grato a Deus por ser no mundo um membro da família Jesus Menino, pois, isto é, uma graça e uma alegria que Deus concede aos que incansavelmente lutam e almejam alcançar o Reino dos Céus com sua própria vida.

 De que forma? Acolhendo, amando e servindo com muito amor, alegria, perseverança e fé. Sou prova viva de que Deus realiza o impossível, basta para isto, abrirmos o coração e deixar Ele agir em nós e por meio da nossa história de vida e testemunho de fé.

Portanto, digamos sempre sim a Ele e veremos a transformação e o gerar da vida e do amor Dele, através de nós, conforme a vontade de Deus e segundo a missão que Ele próprio nos confiou enquanto nesta terra vivermos.

Se hoje me fizessem a seguinte pergunta: “Tiago, o que é ser Jesus Menino para você?

Eis aqui a minha resposta:

 Ser um Jesus Menino É...

 Ser paciente

  Ser equilibrado

 Fazer ser amigo

 Estar junto

 É cuidar

 É escutar mais e falar menos

 É sorrir

 É viver, ser feliz e celebrar a alegria, o dom e o presente que é a vida

 É compreender a dor do outro

É ser compassivo e compreensivo

É ser simples, manso e humilde de coração

É preservar a pureza, a inocência de uma criança

É ser solidário e generoso

É doar-se

É cultivar a essência da criança que existe dentro de nós

É ver que em Maria Santíssima e em São José está a base da família de Nazaré que é para nós o modelo e o exemplo a ser seguido e que nos levará a evangelizar com a nossa vida diariamente.

É ser Pai, Mãe e Irmão

É acreditar que o Céu é logo ali

É acolher, amar e servir

Enfim... Ser Jesus Menino é dizer SIM a Deus e ao projeto de amor e vida que Ele tem para nós, sendo exatamente quem somos e do jeito que somos, buscando sermos mais de Deus, dia após dia.

Ser Jesus Menino é ser Família!

Este relato é um pouco do que Deus tem me permitido viver na CCJM – Comunidade Católica Jesus Menino. E lá ficarei até quando Ele me permitir.

Uma certeza eu tenho, lá já fiz amigos e aprendo muito todo dia. Aprendizado este, amizades estas, que pretendo levar daqui até o Céu. O fato é que eu estando lá ou não, serei sempre Jesus Menino pois essa obra é verdadeiramente uma autentica, eficaz expressão viva do ato de gerar vidas para Cristo.

E tudo isto, única, pura e simplesmente por meio do acolher, cuidar, amar e servir. Evangelizando com alegria, amor e fé, celebrando o dom da vida gerada pelo amor de Deus por nós através da nossa vocação, do nosso carisma e da nossa missão.

Por fim acredito que pela intercessão de Nossa Senhora das Graças e de São José, Deus e a Comunidade Católica Jesus Menino, irá abrir muitas portas para mim. Afinal, como o nosso fundador me disse certa vez: “Tiago, Deus tem Planos!” Eu acredito.

“Somente entendemos o valor da vida, convivendo com quem luta para viver”

(Tônio – Fundador da Comunidade Católica Jesus Menino)

 

 Tiago da Silva Vasques

Membro Vocacionado da Comunidade Católica Jesus Menino

 

           

 *Ajude a Comunidade Católica Jesus Menino. Saiba como acessando as nossas redes sociais. *


COMENTÁRIOS