Confira cinco receitas caseiras e fáceis de fazer para dor de garganta

Conforme especialistas, a dor ou incômodo na garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperaturas uma delas. E com a oscilação do clima, diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta



A quarta-feira (20) que passou, com uma manhã calorenta, seguida de chuva no início da tarde, temperatura mais amena, volta do calor no fim do dia e mais aguaceiro nesta madrugada (21), o que amenizou novamente, é um bom exemplo do que vamos encarar daqui pra frente: uma montanha-russa do clima, que pode trazer diversos danos à saúde, sendo a garganta uma das mais afetadas.

Conforme especialistas, a dor ou incômodo na garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperaturas uma delas. E com a oscilação do clima, diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta.

Desta forma, a "regrinha básica" de tomar muita água continua valendo, já que a garganta somente funciona quando está úmida. E o ressecamento pode causar dores, coceira, inflamações da mucosa e sensações de inchaço ao engolir. 
E tem muita gente que recorre à aquela receitinha caseira. Óbvio que, se os sintomas persistirem, é necessário procurar um médico.

O que é bom para aliviar a dor de garganta?
1 - Chá de limão com mel: um dos mais usados para aliviar os sintomas. Primeiro porque o mel tem propriedade expectorante, antisséptica e antioxidante, acalmando as vias respiratórias. Já o limão é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e também tem propriedade antioxidante.

Leve ao fogo 1 xícara (chá) de água
Assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione o suco de 1 limão, 1 colher (chá) de mel e tampe o recipiente.
Aguarde cerca de 3 minutos e sirva em seguida.
2 - Chá de alho: com ação antibacteriana, ajuda na diminuição do colesterol e regula a pressão arterial. A alicina é a substância responsável por esses benefícios e pelo aroma marcante do alho quando amassado. 
Fatie 3 dentes de alho e adicione em uma xícara de chá;
Acrescente 250 ml de água quente por cima e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.
3 - Vitamina de morango com mel: a fruta possui vitamina C que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser acompanhada de mel, que lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação.

Separe 1 copo de leite, 6 morangos lavados e acrescente 1 colher de mel. Bata tudo no liquidificador e beba.
4 - Gargarejo com água morna e sal: é necessário fazer ao menos três vezes ao dia. É uma solução que possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

5 - Xarope de Guaco: age como anti-inflamatório e é indicado para garganta, resfriados, gripes, tosses e até cárie dentária.

Separe folhas de guaco e açúcar mascavo, colocando em banho-maria. É necessário tomar três vezes ao dia.


COMENTÁRIOS