Vai aproveitar a Black Friday? Procon/MS orienta consumidores sobre compras com desconto

Consumidores devem pesquisar com antecedência e planejar os gastos



Quem pretende aproveitar os descontos concedidos durante a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), deve pesquisar com antecedência e planejar os gastos. O /MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) orienta os consumidores a redobrarem a atenção neste período para evitar dores de cabeça futuras.

O secretário executivo do Procon, Antônio José Angelo Motti, afirma que é preciso fazer os cálculos para ver se os descontos compensam e como os gastos irão impactar o orçamento doméstico. “Torna-se importante essa reflexão para se evitar um futuro superendividamento”, explica.

Conforme levantamento da Fecomércio-MS, a estimativa de movimentação, em oito cidades do estado, é de R$158,1 milhões, com gasto médio de R$ 408,4. Na  de compras, há prioridade para móveis, eletrodomésticos e eletrônicos (42,9%), roupas, calçados e acessórios (35%), além de tablets ou celulares (10,8%). 

Atenção para golpes e fraudes

O secretário afirma que o consumidor deve priorizar empresas que possuam endereço físico, CNPJ e canais de atendimento no Brasil. Ofertas com valores muito abaixo do mercado devem ser analisadas com mais cautela.

Os consumidores devem sempre conferir todas as informações de pagamento — como nome da empresa ou destinatário do pagamento — para não cair em golpes. É importante, também, exigir sempre a emissão da nota fiscal.

“Não compre por links enviados por redes sociais e WhatsApp. Pesquise a reputação da loja e se informe sobre a política de troca, porque em estabelecimentos físicos cada uma adota uma regra, enquanto no comércio eletrônico há um prazo de sete dias para formalizar a desistência da compra”, ressalta, Motti.

 
 

No caso de produtos com defeito ou serviço que apresente algum tipo de problema, o consumidor é orientado a procurar primeiro o fornecedor, em busca de uma solução. Se isso não ocorrer, a reclamação pode ser registrada por meio de um formulário no site do Procon/MS, presencialmente nas unidades de atendimento da Capital e nas demais cidades onde há Procon municipal instalado.


COMENTÁRIOS