UFMS vai ofertar mais de 2 mil vagas em 121 cursos de graduação no Sisu 2024

inscrições começam no dia 22 e vão até 25 de janeiro



 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai ofertar 2.063 vagas, em 121  de graduação, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições começam no dia 22 e vão até 25 de janeiro.

Há vagas para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei de Cotas. O ingresso são para o primeiro semestre de 2024, exceto para os cursos de direito (noturno), engenharia civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) na Cidade Universitária, os quais têm início no segundo semestre de 2024.

Neste ano, todos os inscritos no Sisu serão classificados conforme o desempenho no , primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Segundo o MEC, o objetivo da mudança é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao Ensino Superior.

Como se inscrever no Sisu

Para participar do Sisu 2024 é preciso ter realizado a prova do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação. As vagas disponíveis podem ser consultadas na página Ingresso UFMS.

As inscrições serão realizadas pelo portal Acesso Único do MEC, dos dias 22 a 25 de janeiro. A previsão para divulgação do resultado é 30 de janeiro e a matrícula deve ser realizada entre os dias 1° e 7 de fevereiro. 

De acordo com o pró-reitor de graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, os candidatos devem ficar atentos às datas de realização de matrícula. “O candidato deve se preparar, conferir todos os documentos que serão necessários, pois durante a matrícula ele vai ter que comprovar as informações, seja por ingresso em ampla concorrência ou pela Lei de Cotas”, ressalta.

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular do Sisu 2024 ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera. A manifestação de interesse deverá ser feita de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 


COMENTÁRIOS