MS: Iagro atualiza cadastro e declaração de rebanho de 98,41% das propriedades rurais



O percentual é superior ao atingido na campanha de atualização anterior, ocorrida em maio/23, que atingiu 97,98%, informa a agência

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) fechou o ano de 2023 com a atualização cadastral e declaração de rebanhos de 98,41% de propriedades participantes em Mato Grosso do Sul.

De acordo como o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, “nos orgulha apresentarmos os resultados da etapa novembro de atualização. Demonstramos a participação ativa dos produtores em manter seus rebanhos regularizados. O expressivo aumento em relação à campanha anterior evidencia o contínuo esforço dos produtores em manter seus rebanhos em conformidade com as normas sanitárias vigentes”.

“Essa adesão massiva dos proprietários rurais evidencia o comprometimento da comunidade com as práticas de sanidade animal no estado de Mato Grosso do Sul”, ressalta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Segundo a agência, entre os municípios que alcançaram 100% de atualização cadastral estão: Laguna Carapã, Sete Quedas, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Rochedo, Cassilândia, Costa Rica, Fátima do Sul, Jateí, Glória de Dourados, Vicentina, Caarapó, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Juti, Mundo Novo, Angélica, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Antônio João, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Sonora, Brasilândia, e Santa Rita do Pardo.

A Iagro reitera a importância da notificação imediata de qualquer suspeita ou ocorrência de doença em animais. A ação é fundamental para que a agência tome providências de forma ágil e eficaz, prevenindo a disseminação de problemas mais graves.

Como notificar? – A notificação pode ser realizada presencialmente ou por telefone em qualquer unidade da IAGRO. Para emergências sanitárias ou denúncias, ligue 0800 0679 120 ou pelo WhatsApp 99961-9205 (apenas para mensagens).

Fonte: Ascom Semadesc-Iagro / Governo do MS


COMENTÁRIOS