Paulo Duarte toma posse e diz que irá honrar votos com trabalho

Deputado assumiu a vaga deixada após a cassação de Rafael Tavares


Por Correio do Estado

Paulo Duarte assume vaga após a cassação de Rafael Tavares - Foto: Luciana Nassar

Paulo Duarte foi oficialmente empossado deputado estadual na manhã desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ele assume a cadeira deixada por Rafael Tavares, que teve o mandato cassado por abuso de poder e fraude nas eleições de 2022.

Duarte, que já havia sido diplomado na última sexta-feira (5), está agora em seu quarto-mandato.

A solenidade de posse foi aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro (PP), que leu o termo de convocação, seguida pela leitura do termo de posse.

No discurso, Paulo Duarte agradeceu os ex-governadores de Mato Grosso do Sul pelas oportunidades dadas no passado, sendo Zeca do PT, André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) e manifestou expectativa para trabalhar durante a gestão de Eduardo Riedel (PSDB). Todos estavam presentes.

"Quero dizer que minha disposição é de trabalhar, de respeitar cada um de vocês, estou chegando agora e aprendi que pato novo não mergulha fundo, vou ficar na superfície olhando, aprendendo", disse.

Ele relembrou sua trajetória pessoal e política, contando que, no último mandato exercido, ao tomar posse, ele enfrentava em câncer, do qual está recuperado.

O deputado ressaltou a importância do trabalho coletivo em prol dos sul-mato-grossenses, citando que deve haver respeito acima de qualquer divergência.

"Na vida tem pessoas que passam por nós e não nos deixam sós, elas deixam um pouco de si e levam um pouco de nós, a política me ensino isso, é um lugar de convivência, de discussão, de respeitar as diferenças
nenhum de nós tem nem a digital igual, somos diferentes e as diferenças tem que ser respeitadas", afirmou.

Ele finalizou o discurso prometendo honrar os 16.633 votos que recebeu na última eleição e que o levaram para a Assembleia pela quarta vez.

O governador Eduardo Riedel usou a palavra para desejar boa sorte e bom trabalho ao novo deputado.

"Paulo Duarte traz, ao assumir aqui, uma grande contribuição para esta Casa e para o debate. Acompanhei e conheço um pouco da história do deputado e, por mais que tenhamos divergências conceituais e programáticas, não podemos perder a capacidade do bom debate", salientou.

Gerson Claro encerrou a solenidade reforçando as falar de Paulo Duarte e de Riedel.

"Quero destacar, nas palavras do deputado e do governador, que essa casa tem se pautado pelo respeito as diferenças, tratado com responsabilidade os temas que interessam o Mato Grosso do Sul e o Brasil. Não vai faltar empenho para os debates qualificados e que as leis que aqui passarem façam do povo sul-mato-grossense um povo que ama seu estado", concluiu o presidente da Casa.

Cassação

Rafael Tavares (PRTB) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início de fevereiro.

Os colegas da Corte, presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, acompanharam o relator e confirmaram a cassação do mandato de Rafael Tavares por concordarem que houve fraude do partido na cota de gênero.

Foi comprovado que o PRTB lançou duas candidaturas femininas fictícias para cumprir o porcentual de 30% previsto em lei, e que teve anulados os votos recebidos para o cargo de deputado estadual.

A fraude na cota de gênero anula todos os votos da legenda, por isso, Paulo Duarte, que recebeu 16.663 votos nas eleições de 2022, assumiu seu quarto mandato.

Os dois primeiros foram pelo PT, sigla pela qual também já ocupou o cargo de secretário de Estado de Fazenda. No terceiro mandato, ele já estava filiado ao PSB, legenda que atualmente está sem nenhum representante na Casa de Leis.


COMENTÁRIOS