Laguna Carapã fará parte como Pelotão da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar instituído em Caarapó

Caarapó reforça segurança com criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar


https://www.ms.gov.br/

O município de Caarapó ganhou um importante reforço na segurança pública. Isso porque foi realizada nesta segunda-feira (18), a solenidade de criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar. Até então, Caarapó contava com um pelotão de 30 policiais militares, subordinado a Dourados. Agora, com a criação da 2ª CIA o efetivo passou para mais de 100 policiais.

A elevação ocorreu após um estudo minucioso da área de segurança pública e devido ao crescimento econômico e demográfico da região. Além disso, a posição geográfica estratégica de Caarapó, que faz fronteira com o Paraguai, subsidiaram os gestores na criação da Companhia.

Para o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que esteve representando o Governo do Estado na solenidade, “Caarapó está mais segura e fortalecida”. Barbosinha recebeu ainda uma homenagem auxiliar o processo de elevação da unidade de Polícia Militar para Companhia Independente.

“Essa conquista é fruto da união e do comprometimento da Promotoria de Justiça, do Conselho Municipal de Segurança e do Poder Legislativo, além da Prefeitura de Caarapó e da Polícia Militar de MS. Recebi, com orgulho, uma homenagem ao lado desses parceiros, reconhecendo nosso papel no processo que transformou a unidade de Polícia Militar em Companhia Independente. Parabéns a todos os envolvidos nesse grande avanço pela segurança pública”, comemorou.

Reorganização

A mudança gerou uma reorganização na segurança pública da região. Em Juti, onde havia um GPM (Grupamento da Policia Militar) agora está instalado um Pelotão, ligado à base de Caarapó, assim como em Laguna Carapã. Já nos distritos de Cristalina e Nova América, cada um vai contar com um GPM, com extensão para as aldeias indígenas Guyraroka e Tey Kuê.

Para a instalação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Prefeitura de Caarapó doou para a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) uma área onde serão construídos um quartel e as novas instalações da Polícia Militar, para comportar a estrutura necessária.

O comandante da 2ª CIA Independente de Polícia Militar de Caarapó, Major Matheus Mychell Custódio Taniguchi, destacou que esta é uma grande conquista para a segurança pública do município, que vai proporcionar uma melhora significativa no trabalho policial, o aumento do efetivo e a estruturação da PM. O major fez ainda um agradecimento especial ao secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, e ao Governador Eduardo Riedel por atenderem a reivindicação.

Além do vice-governador, representando o Governo e do Comandante-Geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes, a cerimônia de instalação da 2ª. Cia Independente da PM em Caarapó contou com as presenças do prefeito André Nezzi; da prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espindola Flores; do presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Segóvia; da vereadora Marinalva Farias; do Comandante de Policiamento da Grande Dourados (CPA1), Coronel Rodrigo Alex Potrich; da Promotora de Justiça, Fernanda Rottili Dias; da Juíza da 2ª Vara/Ofício Cível e Criminal, Camila De Melo Mattioli Pereira; da Delegada titular de Caarapó, Vivian Hiluy Lobo Felício; do deputado estadual Zé Teixeira; do diretor do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Coronel Everson Antonio Rozeni; e do Comandante da 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Caarapó, Major Matheus Mychell Custódio Taniguchi; entre outros convidados.

Diana Gaúna, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó

 


COMENTÁRIOS