Uma vida dedicada ao Mato Grosso do Sul Filho do Pantanal



Aos 28 anos, Delcídio foi o engenheiro-chefe da construção de uma das maiores e mais importantes usinas hidrelétricas do Brasil: Tucuruí, no Pará, tendo sob seu comando mais de 60 mil homens e um orçamento maior do que o de muitos estados brasileiros.


Trabalhou na Europa, como diretor da Shell na Holanda. De volta ao Brasil, assumiu a Eletrosul e, em seguida, a Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia. Foi também presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce. 


Em 1994 virou ministro de Minas e Energia e depois assumiu a diretoria  de Gás e Energia da Petrobrás. Com competência e pulso firme, conduziu as medidas contra os apagões de 2000 e 2001.

 

 

Senador atuante 

Nos últimos 10 anos, Delcídio foi um dos senadores mais atuantes da história de Mato Grosso do Sul. Trouxe para o Estado recursos que beneficiaram todos os 78 municípios nas áreas de saúde, educação, energia, abastecimento, além de obras de saneamento básico, estradas e vários projetos sociais como o Luz para Todos. 


Nesse período, Delcídio visitou mais de uma vez cada um dos municípios, para tomar conhecimento de suas necessidades e também para fiscalizar o uso das verbas públicas obtidas por ele em Brasília. 


No Congresso, por seis anos consecutivos, Delcídio foi escolhido por jornalistas e cientistas políticos como um dos 100 parlamentares mais influentes.


Participou de importantes comissões temáticas. Foi presidente da CPMI dos Correios, presidente da Subcomissão Temporária de Regulamentação dos Marcos Regulatórios e Relator Geral da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (2009).


Atualmente é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e membro efetivo das comissões de Serviços de Infraestrutura; da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. Delcídio foi líder da bancada do Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional e, até abril de 2011 foi Coordenador da bancada federal do MS.


Decidido a seguir o destino de ajudar a sua terra, o Mato Grosso do Sul, o pantaneiro Delcídio aceita o cargo de Secretário de Estado de Infra-Estrutura e Habitação no governo de Zeca do PT, em 2001.


Em 2002, Delcídio é indicado candidato ao Senado e é eleito com cerca de 500 mil votos.

Senador de todos


Delcídio é o senador de todos os municípios porque até hoje foi o que mais trouxe recursos para obras em nosso Estado.

 

Foram R$ 1 bilhão e 454 milhões de reais aplicados em todos os 78 municípios do Estado.

Toda essa verba foi empregada em obras de saneamento básico, escolas, hospitais, postos de saúde, estradas, eletrificação rural, pavimentação de ruas, lazer, turismo e em vários programas sociais.

 

Visitando toda semana os municípios, Delcídio conversa diretamente com prefeitos, vereadores, líderes comunitários, dirigentes de entidades, empresários e todos os cidadãos que encontra para discutir os problemas da cidade e da região.

 


COMENTÁRIOS